As Actividades das Relações Públicas
As actividades mais comuns exercidas pelo departamento de Relações Públicas são:
a) pesquisa - de opinião de empregados, accionistas, clientes, fornecedores, comunidade, tendências sociais, económicas e políticas e exame das técnicas de RP;
b) planeamento - estabelecer objectivos, determinar métodos de comunicação e cronometragem, atribuição de orçamentos e pessoal, determinação das regras básicas de RP;
c) coordenação - informações e recomendações aos empregados, directores chefes, grupos de planos de acção, membros da comunidade;
d) administração - de um departamento de RP que presta serviços aos vários departamentos da instituição;
e) produção - de Publicidade, filmes, publicações, Propaganda institucional, acontecimentos especiais, discursos, correspondência e boletins, participação na vida da comunidade, conselhos aos dirigentes sobre problemas de RP.
Segundo Grunig, a principal finalidade das Relações Públicas é a disseminação da informação, a resolução de conflitos e o estímulo à compreensão.
Para este autor, os departamentos de Relações Públicas excelentes « […] são aqueles que são geridos estrategicamente no sentido de maximizar o contributo dos programas de comunicação para a eficácia organizacional.» Envolvem a pesquisa do ambiente interno e externo da organização e apresentam informação a diferentes níveis de gestão.
Claudia Canilli sintetiza os diversos objectivos específicos das Relações Públicas num principal « […]conquistar e conseguir o consenso do público relativamente às actividades próprias de uma organização, independentemente do seu tipo.»
Para atingir os seus objectivos, as Relações Públicas desempenham quatro tarefas especializadas:
1. estabelecer e manter uma imagem correcta da organização, dos seus produtos, dos seus serviços, da sua política e pessoal;
2. aconselhar a gestão sobre problemas, soluções e técnicas de comunicação;
3. informar os públicos sobre as políticas, actividades, pessoal, serviços e produtos para obter o máximo conhecimento e um melhor entendimento;
4. controlar a opinião exterior e dar essa informação à gestão.
As tarefas de Relações Públicas visam modificar o output de uma instituição com o fim de obter uma imagem bem aceite pelo ambiente e intervir sobre o input da organização para modificar a sua atitude em relação ao ambiente. Para construir, defender e melhorar a imagem da organização, faz parte das funções de Relações Públicas interpretar e dar à gestão todas as informações recolhidas do meio ambiente, para saber onde, comoe porquê se deve modificar o comportamento da organização.
Uma empresa que utilize as Relações Públicas estrategicamente, desenvolve programas para comunicar com os seus públicos, interno e externo, que proporcionam grandes oportunidades à organização.
A comunicação só é estrategicamente gerida quando as Relações Públicas participam da função do planeamento estratégico, ajudando a identificar os públicos-alvo da organização e desenvolvendo, ao nível funcional, programas de Relações Públicas para construir relações sólidas e duradouras com os públicos estratégicos, que podem constranger ou aumentar a eficácia organizacional.
Sem comentários:
Enviar um comentário