Segundo
(CHIAVENATO, 2000), pesquisa interna refere-se ao levantamento interno das
necessidades de recursos humanos da organização em todas as áreas e níveis da
mesma a curto, médio e longo prazo.
Corresponde
a uma pesquisa sobre as necessidades da organização em relação aos recursos
humanos e quais as políticas que a organização pretende adoptar em relação ao
seu pessoal.
Esta pesquisa, geralmente, envolve
a:
- 1.
Elaboração das políticas de recrutamento;
- 2.
Organização do recrutamento, delegação de autoridade e
responsabilidade apropriadas a essa função;
- 3.
Listagem dos requisitos necessários à força de
trabalho;
- 4.
Utilização de meios e técnicas para atrair;
- 5.
Avaliação do programa de recrutamento, em função dos
objectivos e dos resultados alcançados.
Em suma a pesquisa interna das necessidades é o que a organização
precisa de imediato e quais são seus planos futuros de crescimento e
desenvolvimento. Esse levantamento tem que ser contínuo e constante e deve
envolver todas as áreas e níveis da organização. Para que possamos saber as
necessidades de pessoal e o perfil e características dos novos participantes
deverão possuir e oferecer. Em muitas organizações a pesquisa interna é
substituída por um trabalho mais amplo denominado planeamento de pessoal.
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