uma função da administração distinta, que ajuda a estabelecer e manter linhas mutuas de comunicação, entendimento, aceitação e cooperação entre a organização e os seus públicos; envolve a gestão de problemas ou temas importantes; ajuda a administração a manter-se informada sobre a opinião pública e pronta a responder perante ela; define e sublinha a responsabilidade da administração em servir o interesse do público; ajuda a administração a ficar a par da mudança e a usa-la, serve como um mecanismo de aviso prévio para antecipar modas; usa a pesquisa e uma comunicação racional, sã e ética como ferramentas principais.
O trabalho de relações públicas é baseado numa comunicação planeada e cumpre um papel muito importante em qualquer empresa, fábrica, instituição organização ou associação. O trabalho de relações públicas gere e desenvolve o nível de confiança necessário dentro da organização para criar liberdade de acção nas actividades que estiverem a decorrer ou estejam planeadas.
As relações públicas servem vários interesses numa organização.
Para a administração, o trabalho de relações públicas é uma ferramenta
estratégica e de acção, desenvolvendo o conhecimento, atitude e compromisso dos
stakeholders. Para os funcionários, isto significa ter a possibilidade de
participação. A comunicação é ainda um pré-requisito para um processo de tomada
de decisão democrático. [...]
Onde surgiram as Relações Públicas ?
As relações públicas têm a sua origem nos Estados Unidos com Ivy Lee e Edward Bernays. Foi Ivy Lee que escreveu os primeiros princípios de relações públicas em 1906.
Qual é o papel das Relações Públicas nas organizações ?
Além de manter o público interno informado, as relações públicas preocupam-se em identificar os vários grupos e garantir o entendimento entre eles e a administração.
Outras
funções referem-se a:
Comunicar
com os meios de comunicação social
Realizar
pesquisa de Relações Públicas
Dar
apoio ao processo de decisão
Sem comentários:
Enviar um comentário