Planeamento estratégico é o processo de selecção dos objectivos de uma
organização. É a determinação das políticas e dos programas estratégicos
necessários para se atingir objectivos específicos rumo à consecução das metas:
e o estabelecimento dos métodos necessários para assegurar a execução das
políticas e dos programas estratégicos
Planeamento estratégico é o processo de planejamento formalizado e de longo
alcance empregado para se definir e atingir os objetivos organizacionais.
MUNHOZ, Aylza. Seminário sobre Estratégia Empresarial, Porto Alegre, 1993.
Planeamento estratégico é o processo através do qual a empresa se mobiliza para
atingir o sucesso e construir o seu futuro, por meio de um comportamento
proactivo, considerando seu ambiente actual e futuro.
Processo - Planeamento é
um processo, sendo portanto permanente, vivo, dinâmico, capaz de incorporar as
mudanças do ambiente. Deve durar enquanto a empresa existir.
Mobiliza - Este processo
aglutina forças e mobiliza a empresa como um todo, em direcção ao sucesso.
Construir o futuro -
Planear não é prever ou advinhar o futuro, mas sim construí-lo. A empresa, mais
do que o direito, tem o dever de escolher seu futuro e mobilizar suas forças
para construí-lo.
Comportamento proactivo
- Para a empresa construir o futuro desejado, não basta reagir. É fundamental
proagir (acto de antecipar, fazer acontecer, em vez de esperar que aconteça).
Ambiente - O ambiente é
a principal fonte de vida para uma empresa, portanto o planeamento estratégico
deve enfatizar a sintonia entre a empresa e seu ambiente.
STONER, James A. Administração. Rio de Janeiro : Prentice-Hall do Brasil, 1985.
Características
do Planeamento Estratégico
Não existe uma definição universalmente aceita de Planeamento Estratégico e muitos
autores e administradores não concordariam inteiramente com o que acabamos de
dar. Entretanto, provavelmente haveria mais acordo quanto a cinco importantes
atributos do planeamento estratégico:
O planeamento estratégico lida com questões fundamentais ou básicas. Dá
resposta a perguntas como, por exemplo: " Em que ramo estamos e em que
ramo deveríamos estar?" e "Quem são nossos clientes e quem deveriam
ser eles ? "
O planeamento estabelece um quadro de referência para o planeamento mais
detalhado e para as decisões administrativas do dia-a-dia. Diante destas
decisões, o administrador pode indagar: "Qual dos caminhos possíveis será
mais compatível com nossa estratégia?"
O planeamento estratégico envolve um prazo maior que outros tipos de
planeamento
O planeamento estratégico dá um sentido de coerência e força aos actos e
decisões da organização no tempo
O planeamento estratégico é uma atividade de nível superior no sentido de que a
direção tem que ter uma participação ativa nele. Isto ocorre porque, em primeiro
lugar, só a direção tem acesso às informações necessárias para se levar em
consideração todos os aspectos da organização; e, em segundo lugar, porque o
compromisso da direcção é necessário afim de se conseguir o compromisso dos
níveis mais baixos.
PAGNONCELLI, Dernizo;
VASCONCELLOS Filho, Paulo. Sucesso empresarial planejado. Rio de Janeiro:
Qualitymark, 1992.
Forca nos teus artigos meu mano, tou atento, keep doing!
ResponderEliminar