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quarta-feira, 18 de setembro de 2013

AS DIFERENTES ERAS DA ORGANIZAÇÃO


AS DIFERENTES ERAS DA ORGANIZAÇÃO
As organizações estão passando por mudanças e transformações a cada dia que passa. Seja introduzindo novas e diferentes tecnologias, seja modificando seus produtos ou serviços, seja alterando o comportamento das pessoas, seja mudando seus processos internos. As organizações estão apresentando diferentes características em sua estrutura e em seus processos. Essas alterações provocam impacto na sociedade e na vida das pessoas.
No decorrer do Séc.XX, as organizações passaram por três fases distintas:
1-       Era da industrialização clássica (1900-1950)- caracterizou-se por intensificação do fenómeno industrialização, estrutura organizacional típica e de formato piramidal e centralizador, departamentalização funcional, modelo burocrático, centralização das decisões no topo, estabelecimento de regras e regulamentos internos para disciplinar e padronizar o comportamento dos participantes. As pessoas eram consideradas recursos de produção, como máquinas equipamentos e capital. A administração de pessoas era denominada Relações industriais.
2-       Era da Industrialização Neoclássica (1950-1990)- teve o seu inicio no final da 2ª Guerra Mundial. As mudanças passaram a ser mais rápidas, mais intensas e pouco previsíveis. O velho modelo organizacional tornou-se inflexível e vagaroso para acompanhar as mudanças. As organizações tentaram novos modelos estruturais. A cultura organizacional passou a privilegiar o presente.  Surgiu uma nova visão que é de Administração de Recursos Humanos. As pessoas passam a ser consideradas como recursos vivos. As mudanças são rápidas e velozes.
3-       Era da Informação (1990-)- é a época que estamos vivendo actualmente. Sua característica principal são as mudanças, que tornaram-se mais rápidas imprevistas e inesperadas. A tecnologia trouxe desdobramentos completamente imprevistos e transformou o mundo em uma aldeia globalizada. A informação passou a cruzar o planeta em milésimo de segundos. A competitividade entre organizações tornou-se mais intensa. A estrutura organizacional torna-se provisória e não definitiva, os cargos e funções passaram a ser constantemente definidos e redefinidos em razão da mudança do ambiente e da tecnologia. Os produtos e serviços passaram a ser ajustados às necessidades da demanda e do cliente, agora dotado a hábitos mutáveis e exigentes. As organizações estão mais voltadas para missões específicas e objectivos definidos. A organização do futuro vai funcionar sem limites de tempo, espaço e distância. O recurso mais importante é o conhecimento. O emprego passou a migrar intensamente do sector industrial para o sector de serviços. As pessoas e seus conhecimentos e habilidades mentais passaram a ser a principal base da nova organização. A Administração de Recursos Humanos cedeu lugar a uma nova abordagem que é Gestão de Recursos Humanos.

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