AS
DIFERENTES ERAS DA ORGANIZAÇÃO
As organizações
estão passando por mudanças e transformações a cada dia que passa. Seja
introduzindo novas e diferentes tecnologias, seja modificando seus produtos ou
serviços, seja alterando o comportamento das pessoas, seja mudando seus
processos internos. As organizações estão apresentando diferentes
características em sua estrutura e em seus processos. Essas alterações provocam
impacto na sociedade e na vida das pessoas.
No decorrer do
Séc.XX, as organizações passaram por três fases distintas:
1-
Era da industrialização clássica (1900-1950)- caracterizou-se por intensificação do fenómeno industrialização,
estrutura organizacional típica e de formato piramidal e centralizador,
departamentalização funcional, modelo burocrático, centralização das decisões
no topo, estabelecimento de regras e regulamentos internos para disciplinar e
padronizar o comportamento dos participantes. As pessoas eram consideradas recursos
de produção, como máquinas equipamentos e capital. A administração de pessoas
era denominada Relações industriais.
2-
Era da Industrialização Neoclássica (1950-1990)- teve o seu inicio no final da 2ª Guerra Mundial. As mudanças passaram
a ser mais rápidas, mais intensas e pouco previsíveis. O velho modelo
organizacional tornou-se inflexível e vagaroso para acompanhar as mudanças. As
organizações tentaram novos modelos estruturais. A cultura organizacional
passou a privilegiar o presente. Surgiu
uma nova visão que é de Administração de Recursos Humanos. As pessoas passam a
ser consideradas como recursos vivos. As mudanças são rápidas e velozes.
3-
Era da Informação (1990-)- é a época que
estamos vivendo actualmente. Sua característica principal são as mudanças, que
tornaram-se mais rápidas imprevistas e inesperadas. A tecnologia trouxe
desdobramentos completamente imprevistos e transformou o mundo em uma aldeia
globalizada. A informação passou a cruzar o planeta em milésimo de segundos. A
competitividade entre organizações tornou-se mais intensa. A estrutura
organizacional torna-se provisória e não definitiva, os cargos e funções
passaram a ser constantemente definidos e redefinidos em razão da mudança do
ambiente e da tecnologia. Os produtos e serviços passaram a ser ajustados às
necessidades da demanda e do cliente, agora dotado a hábitos mutáveis e
exigentes. As organizações estão mais voltadas para missões específicas e
objectivos definidos. A organização do futuro vai funcionar sem limites de
tempo, espaço e distância. O recurso mais importante é o conhecimento. O
emprego passou a migrar intensamente do sector industrial para o sector de
serviços. As pessoas e seus conhecimentos e habilidades mentais passaram a ser
a principal base da nova organização. A Administração de Recursos Humanos cedeu
lugar a uma nova abordagem que é Gestão de Recursos Humanos.
Gostei muito do seu artigo.
ResponderEliminarBravo!
Muito obrigado pelo seu artigo!
ResponderEliminarMe ajudou bastante!!!