SISTEMA DE INFORMAÇÃO COMO INDUTOR DE MUDANÇAS
Comunicação
As pessoas não vivem isoladas nem são auto-suficientes. Elas se
relacionam continuamente com outras pessoas ou com seus ambientes por meio da
comunicação.
Comunicação:
- é a transferência
de informação e significado de uma pessoa para outra pessoa.
- É o processo de
passar informação e compreensão de uma pessoa para outra.
- É a maneira de se
relacionar com outras pessoas através de ideias, fatos, pensamentos e valores.
A comunicação é o ponto que liga as pessoas para que compartilhem
sentimentos e conhecimentos. A comunicação envolve transações entre as pessoas.
Toda a comunicação envolve pelo menos duas pessoas: a que envia uma mensagem e
a que recebe. Uma pessoa sozinha não pode comunicar-se, pois somente com outra
pessoa receptora é que pode completar o acto da comunicação. Entretanto, as
organizações não podem existir nem operar sem comunicação; esta é a rede que
integra e coordena todas as suas partes.
Dado: é um registo a respeito de determinado evento, acto
ou ocorrência.
Um banco de dados, por exemplo, é um meio de acumular e armazenar
conjunto de dados para serem posteriormente combinados e processados. Quando um
conjunto de dados possui um significado (um conjunto de números ao formar uma
data ou um conjunto de letras ao formar uma frase), temos uma informação.
Informação: é um conjunto de dados com determinado
significado, ou seja, que reduz a incerteza a respeito de algo ou que permite o
conhecimento a respeito de algo. O
conceito de informação, tanto do ponto de vista popular, como do ponto de vista
científico, envolve um processo de redução de incerteza.
Comunicação: é quando uma informação é transmitida a
alguém, sendo então compartilhada também por esse alguém. Para que haja
comunicação, é necessário que o destinatário da informação a receba e a
compreenda. A informação simplesmente transmitida, mas não recebida, não foi
comunicada. Comunicar significa tornar comum a uma ou a mais pessoas
determinada informação. Significa partilha de conhecimento a respeito de algo.
Como o processo da comunicação funciona como sistema aberto, é comum
ocorrer certa quantidade de ruído. Ruído
significa uma perturbação indesejável que tende a deturpar, distorcer ou
alterar, de maneira imprevisível, a mensagem transmitida. Geralmente, dá-se o
nome de ruído a alguma perturbação interna do sistema, enquanto se dá o
nome de interferência a alguma perturbação externa vinda do ambiente.
Barreiras à comunicação
Além disso, o processo de comunicação humana está sujeito a chuvas e
tempestades. É que existem barreiras que servem como obstáculos ou resistências
à comunicação entre as pessoas. São variáveis que intervêm no processo de
comunicação e que o afectam profundamente, fazendo com que a mensagem tal como
é enviada se torne diferente da mensagem tal como é recebida.
Na realidade, ocorrem três tipos de barreiras à comunicação humana: as
barreiras pessoais, as barreiras físicas e as barreiras semânticas.
1. Barreiras pessoais: são interferências que decorrem das
limitações, emoções e valores humanos de cada pessoa. As barreiras mais comuns
em situações de trabalho são os hábitos deficientes de ouvir, as emoções, as
motivações, os sentimentos pessoais. As barreiras pessoais podem limitar ou
distorcer as comunicações com outras pessoas.
2. Barreiras físicas: são as interferências que ocorrem no
ambiente em que acontece o processo de comunicação. Um trabalho que possa
distrair, uma porta que se abre no decorrer da aula, a distância física entre
as pessoas, canal saturado, paredes que se antepõem entre a fonte e o destino,
ruídos estáticos na comunicação por telefone, etc.
3. Barreiras semânticas: são as limitações ou distorções decorrentes
dos símbolos através dos quais a comunicação é feita. As palavras ou outras
formas de comunicação - como gestos, sinais, símbolos, etc.-, podem ter
diferentes sentidos para as pessoas envolvidas no processo e podem distorcer
seu significado. As diferenças de linguagem constituem barreiras semânticas
entre as pessoas.
Além da influência das barreiras, a comunicação pode ainda sofrer de
três males, a saber: a omissão, a distorção e a sobrecarga.
4. Omissão: ocorre quando certos aspectos ou partes importantes
da comunicação são omitidos, cancelados ou cortados por alguma razão, seja pela
fonte, seja pelo destinatário, fazendo com que a comunicação não seja completa
ou com que seu significado perca substância.
5. Distorção: ocorre quando a mensagem sofre alteração,
deturpação, modificação, afectando e modificando o seu conteúdo e significado
original.
6. Sobrecarga: ocorre quando o volume ou quantidade de
comunicação é muito grande e ultrapassa a capacidade pessoal do destinatário de
processar as informações, perdendo grande parte delas ou distorcendo seu
conteúdo. Muitas vezes, a sobrecarga produz um colapso que paralisa o sistema.
A comunicação constitui a primeira área a ser focalizada quando se
estuda as interacções humanas e os métodos para mudança ou influenciação do
comportamento humano. Trata-se de uma área em que cada pessoa pode fazer
grandes progressos na melhoria de sua própria eficácia e em seu relacionamento
interpessoal ou com o mundo externo. É também o ponto de maiores
desentendimentos e conflitos entre duas ou mais pessoas, entre membros de um
grupo, entre grupos e dentro da organização como um sistema.
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