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quarta-feira, 18 de setembro de 2013

As Organizações como Sistemas Sociais


As Organizações como Sistemas Sociais
A sociedade moderna e industrializada se caracteriza por ser uma sociedade composta por organizações. O homem moderno passa maior parte do seu tempo em organizações, das quais depende para nascer, viver, aprender, trabalhar, vestir, divertir, etc. Assim, as organizações são unidades sociais, intencionalmente construídas e reconstruídas a fim de atingir objectivos específicos. Uma organização nunca constitui uma unidade pronta e acabada, mas um organismo social vivo e sujeito a mudanças.

Sistema pode ser considerado como um conjunto de elementos dinamicamente relacionados, que desenvolve uma actividade, para atingir um objectivo ou propósito, operando sobre dados/energia/matéria, num ambiente dado.

A Racionalidade das Organizações
Racionalidade implica adequação dos meios utilizados aos objectivos e fins que se deseja alcançar. No contexto da teoria da burocracia, significa eficiência: uma organização é racional, se os meios mais eficientes são escolhidos para alcançar os objectivos desejados. O facto de uma organização ser racional não implica, necessariamente que todos os seus participantes ajam racionalmente. Pelo contrario: quanto mais racional e burocrática se torna a organização, tanto mais os seus participantes individuais se tornam simples engrenagem de uma máquina, ignorando o propósito e significado do seu comportamento. A racionalidade é atingida pela elaboração de regras e regulamentos que servem para dirigir todo o comportamento dos participantes de encontro à eficiência. Esta concepção, também é defendida por Charles Taylor, na sua obra sobre Administração científica. A racionalidade é um imperativo de todas as actividades administrativas de uma organização e é o que leva a uma infinidade de comportamentos diferentes para alcançar os seus objectivos.
Toda a organização se comporta de acordo com uma racionalidade que lhe é própria. A racionalidade está ligada aos meios métodos e processos que a organização acredita serem capazes de proporcionar o alcance de determinados fins ou resultados.
Existe a racionalidade económica, racionalidade legal, racionalidade social (se fundamenta na congruência com os valores e normas sociais), racionalidade politica, racionalidade técnica. Muitas das vezes, o atendimento de um destes aspectos pode prejudicar a satisfação dos demais.

A eficácia é uma medida normativa do alcance de resultados, tem ênfase nos resultados e agregar valores; fazer coisas correctas. Ex: a prática de valores religiosos e ganhar o céu. Ganhar o campeonato nacional.

Contudo, nem sempre a eficiência anda de mãos dadas com a eficácia. Uma organização pode ser eficiente em suas operações e não ser eficaz, ou vice-versa

As Organizações e o Ambiente
As organizações não são absolutas, não estão sozinhas no mundo, nem existe no vácuo. As organizações operam em um ambiente que as envolve e rodeia.
Ambiente é o contexto dentro do qual existe uma organização ou um sistema. O ambiente é vasto, genérico, amplo, abrangente, difuso, e imprevisível. Por isso existe macroambiente e microambiente.

Macroambiente- é constituído por factores económicos, tecnológicos, sociais, políticos, legais, culturais, demográficos, etc, que ocorrem no mundo todo e na sociedade em geral. O cenário ambiental influência poderosamente todas as organizações, afectando algumas com maior ou menor impacto. Muitas vezes, os factores que afectam o ambiente geral escapam ao controle, previsão e até compreensão das organizações.

Microambiente - é o ambiente mais próximo e imediato da organização. É específico de cada organização. É ambiente de tarefa. O ambiente de tarefa oferece recursos, meios, oportunidades, etc. O emprego impõe demandas, condições, coações, restrições, desafios, contingências e ameaças a organização.
Características do ambiente - crescente complexidade, permanente mudança e incerteza.
O ambiente determina as características organizacionais.

Reciprocidade entre Indivíduos e organização
A interacção psicológica entre trabalhador e organização é basicamente um processo de reciprocidade: a organização realiza certas coisas para e pelo participante, remunera-o, dá lhe segurança e status reciprocamente; o participante responde trabalhando e desempenhando suas tarefas. A organização espera que o trabalhador obedeça a sua autoridade, e por seu turno, o trabalhador espera que a organização se comporte correctamente com ele e opere com justiça. A organização reforça sua expectativa por meio de uso da autoridade e do poder de que dispõem, enquanto reforça a sua expectativa, por meio de certas tentativas de influir na organização ou de limitar sua participação.
Ambas partes da interacção estão orientadas  por directrizes que definem o que é correcto e equitativo e o que não é. Alguns sociólogos referem-se a uma norma de reciprocidade, enquanto alguns chamam a isto contrato psicológico.
Todo o contrato apresenta dois aspectos fundamentais:
1-      o contrato formal e escrito é um acordo assinado com relação a cargo a ser ocupado, ao conteúdo do trabalho, ao horário, ao salário, etc; e
2-      o contrato Psicológico é uma expectativa que a organização e o individuo esperam realizar e ganhar com o novo relacionamento.

O contrato psicológico é um elemento importante em qualquer relação de trabalho e que influencia o comportamento das partes. Um contrato é uma espécie de acordo ou expectativa que as pessoas mantém consigo mesmas e com os outros. Cada pessoa, no fundo, representa seus próprios contratos que regem tanto as relações interpessoais, como o relacionamento que esta mantém consigo mesma (relações interpessoais).

É importante tanto para a organização, como para o indivíduo que ambos explorem os dois aspectos do contrato e não apenas o formal. O contrato torna-se um meio utilizado para criação e troca de valores entre as pessoas. Cada um (pessoa e organização) avalia o que está oferecendo e o que está recebendo em troca.
Numa organização não se limita apenas a recursos materiais, pois abrange ideias, sentimentos, habilidades e valores. Quando desaparece ou diminui a reciprocidade, ocorre uma modificação dentro do sistema.

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