Comportamento humano nas organizações
O comportamento das
pessoas apresenta algumas características:
1- o homem é pró-activo. O comportamento das
pessoas é orientado para a satisfação de suas necessidades pessoais e para o
alcance de seus objectivos e aspirações.
2- o homem é
social. A participação em organizações é muito importante na vida de pessoas
porque os conduz ao desenvolvimento com outras pessoas ou em grupos.
3- o homem tem
diferentes necessidades.
4- o homem percebe
e avalia.
5- o homem pensa e
escolhe
6- o homem tem
limitada capacidade de resposta.
Comportamento da pessoa dentro da organização – existem dois factores intervenientes que influenciam o comportamento
humano dentro da organização, sendo:
1-
Factores Internos- personalidade,
aprendizagem, motivação, percepção, valores,...
2-
Factores Externos- ambiente
organizacional, regras e regulamento, cultura organizacional, politicas,
métodos e processos, recompensas e punições, grau de confiança.
Dentro dos factores
internos que influenciam o comportamento das pessoas nas organizações,
abordaremos a MOTIVAÇÃO.
Motivo é tudo aquilo que
impulsiona a pessoa a agir de determinada forma ou pelo menos que dá origem a
uma propensão a um comportamento especifico.
Motivação está
relacionada com o sistema de cognição do indivíduo. Os actos humanos são
guiados por sua cognição- pelo que ele pensa, acredita e prevê. Mas ao
perguntar-se o motivo porque ele age daquela forma, está se entrando na questão
da motivação. A Motivação funciona em termos de forças activas e
impulsionadoras, traduzidas por palavras funciona como “desejo” e “receio”; o
indivíduo deseja poder, deseja ststus, receia ostracismo social, receia as
ameaças à sua auto-estima. Além disso, a motivação aberta a determinada meta,
para cujo alcance o ser humano gasta energias.
Existem três
premissas que explicam o comportamento humano:
1-
O comportamento é causado, ou seja existe uma
casualidade do comportamento.
2-
O comportamento é motivado, ou seja, há uma
finalidade em todo o comportamento humano.
3-
O comportamento é orientado para objectivos
Teorias sobre o comportamento
humano – existem várias teorias, mas para o caso vertente, abordaremos somente
duas.
1- Teoria de Campo de Lewin,
afirma que o comportamento humano depende de 2 factores nomeadamente:
a)
O comportamento humano é derivado
da totalidade dos factos e eventos coexistentes em determinada situação.
b) Esses factos e eventos apresentam a característica de um campo dinâmico
de forças. Esse campo dinâmico produz o chamado campo psicológico de cada
pessoa.
2- Teoria da dissonância cognitiva de Festinger, baseia-se na premissa de que toda a pessoa se esforça para estabelecer
um estado de consonância ou consistência (coerência) com ela mesma.
Uma organização somente existe quando:
- há pessoas capazes de se comunicarem e que
- estão dispostas a contribuir com acção conjunta,
- a fim de alcançarem um objectivo comum.
A disposição de
contribuir com acção significa, sobretudo, disposição para sacrificar o
controle da própria conduta em benefício da coordenação. Essa disposição de
participar e de contribuir para a organização
varia e flutua de individuo para individuo e mesmo no próprio individuo, com o
passar do tempo. Os sistemas de recompensas aplicado pelas organizações, para
incrementar as contribuições, influenciam no tipo de participação e contribuição individual na
organização.
Organização – é um sistema de
actividades conscientemente coordenadas por duas ou mais pessoas.
A produção de bens
e serviços não pode ser desenvolvida por pessoas que trabalham sozinhas. As
organizações criam um tremendo e duradouro impacto sobre a vida das pessoas,
assim como na qualidade da vida dos indivíduos.
Ao se constituir,
as organizações tem certos objectivos, podendo ser lucrativos, económicos,
educacionais, políticos, sociais, religiosos, filantrópicos, etc.
A medida que as
organizações crescem e se multiplicam, maior se torna a complexidade dos
recursos necessários à sua sobrevivência e ao seu crescimento.
As organizações são
constituídas por pessoas e dependem delas para atingir os seus objectivos e
cumprir suas missões.
Para as pessoas, as
organizações constituem um meio pelo qual elas podem alcançar vários objectivos
pessoais, com um mínimo custo de tempo, de esforço e de conflito. Elas permitem
satisfazer diferentes tipos de necessidades dos indivíduos: emocionais, espirituais,
intelectuais, económicos, etc. As organizações surgem exactamente para
aproveitar as sinergias dos esforços de vários indivíduos que trabalham em
conjunto.
Com o advento do
III milénio, com a globalização da economia e o mundo fortemente competitivo, a
tendência que se nota nas organizações é de não mais administrar RHs, nem mais
administrar pessoas, mas sim administrar com as pessoas. Tratando-as como
agentes activos e proactivos, pois trata-se de pessoas dotadas de inteligência,
criatividade e habilidades mentais e não apenas de habilidades e capacidades
manuais, físicas ou artesanais.
Neste novo conceito
ressaltam três aspectos fundamentais que as organizações devem ter em conta:
1-
as pessoas como seres humanos
2-
as pessoas não como meros
recursos(humanos) organizacionais
3-
as pessoas como parceiros da
organização.
Sem comentários:
Enviar um comentário