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quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Comportamento humano nas organizações


Comportamento humano nas organizações
O comportamento das pessoas apresenta algumas características:
1- o  homem é pró-activo. O comportamento das pessoas é orientado para a satisfação de suas necessidades pessoais e para o alcance de seus objectivos e aspirações.
2- o homem é social. A participação em organizações é muito importante na vida de pessoas porque os conduz ao desenvolvimento com outras pessoas ou em grupos.
3- o homem tem diferentes necessidades.
4- o homem percebe e avalia.
5- o homem pensa e escolhe
6- o homem tem limitada capacidade de resposta.

Comportamento da pessoa dentro da organização – existem dois factores intervenientes que influenciam o comportamento humano dentro da organização, sendo:
1-      Factores Internos- personalidade, aprendizagem, motivação, percepção, valores,...
2-      Factores Externos- ambiente organizacional, regras e regulamento, cultura organizacional, politicas, métodos e processos, recompensas e punições, grau de confiança.
Dentro dos factores internos que influenciam o comportamento das pessoas nas organizações, abordaremos a MOTIVAÇÃO.

Motivo é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma ou pelo menos que dá origem a uma propensão a um comportamento especifico.

Motivação está relacionada com o sistema de cognição do indivíduo. Os actos humanos são guiados por sua cognição- pelo que ele pensa, acredita e prevê. Mas ao perguntar-se o motivo porque ele age daquela forma, está se entrando na questão da motivação. A Motivação funciona em termos de forças activas e impulsionadoras, traduzidas por palavras funciona como “desejo” e “receio”; o indivíduo deseja poder, deseja ststus, receia ostracismo social, receia as ameaças à sua auto-estima. Além disso, a motivação aberta a determinada meta, para cujo alcance o ser humano gasta energias.

Existem três premissas que explicam o comportamento humano:
1-      O comportamento é causado, ou seja existe uma casualidade do comportamento.
2-      O comportamento é motivado, ou seja, há uma finalidade em todo o comportamento humano.
3-      O comportamento é orientado para objectivos

Teorias sobre o comportamento humano – existem várias teorias, mas para o caso vertente, abordaremos somente duas.
1- Teoria de Campo de Lewin, afirma que o comportamento humano depende de 2 factores nomeadamente:
a)      O comportamento humano é derivado da totalidade dos factos e eventos coexistentes em determinada situação.
b)      Esses factos e eventos apresentam a característica de um campo dinâmico de forças. Esse campo dinâmico produz o chamado campo psicológico de cada pessoa.

2- Teoria da dissonância cognitiva de Festinger, baseia-se na premissa de que toda a pessoa se esforça para estabelecer um estado de consonância ou consistência (coerência) com ela mesma.

Uma organização somente existe quando:
  1. há pessoas capazes de se comunicarem e que
  2. estão dispostas a contribuir com acção conjunta,
  3. a fim de alcançarem um objectivo comum.

A disposição de contribuir com acção significa, sobretudo, disposição para sacrificar o controle da própria conduta em benefício da coordenação. Essa disposição de participar  e de contribuir para a organização varia e flutua de individuo para individuo e mesmo no próprio individuo, com o passar do tempo. Os sistemas de recompensas aplicado pelas organizações, para incrementar as contribuições, influenciam no tipo  de participação e contribuição individual na organização.

Organização – é um sistema de actividades conscientemente coordenadas por duas ou mais pessoas.

A produção de bens e serviços não pode ser desenvolvida por pessoas que trabalham sozinhas. As organizações criam um tremendo e duradouro impacto sobre a vida das pessoas, assim como na qualidade da vida dos indivíduos.
Ao se constituir, as organizações tem certos objectivos, podendo ser lucrativos, económicos, educacionais, políticos, sociais, religiosos, filantrópicos, etc.
A medida que as organizações crescem e se multiplicam, maior se torna a complexidade dos recursos necessários à sua sobrevivência e ao seu crescimento.
As organizações são constituídas por pessoas e dependem delas para atingir os seus objectivos e cumprir suas missões.
Para as pessoas, as organizações constituem um meio pelo qual elas podem alcançar vários objectivos pessoais, com um mínimo custo de tempo, de esforço e de conflito. Elas permitem satisfazer diferentes tipos de necessidades dos indivíduos: emocionais, espirituais, intelectuais, económicos, etc. As organizações surgem exactamente para aproveitar as sinergias dos esforços de vários indivíduos que trabalham em conjunto.
Com o advento do III milénio, com a globalização da economia e o mundo fortemente competitivo, a tendência que se nota nas organizações é de não mais administrar RHs, nem mais administrar pessoas, mas sim administrar com as pessoas. Tratando-as como agentes activos e proactivos, pois trata-se de pessoas dotadas de inteligência, criatividade e habilidades mentais e não apenas de habilidades e capacidades manuais, físicas ou artesanais.
Neste novo conceito ressaltam três aspectos fundamentais que as organizações devem ter em conta:
1-      as pessoas como seres humanos
2-      as pessoas não como meros recursos(humanos) organizacionais
3-      as pessoas como parceiros da organização.

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