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domingo, 25 de agosto de 2013

Estrategia e Marketing (Gestao)


ESTRATÉGIA E MARKETING

ESTRATÉGIA

Existem vários conceitos de estratégias, mas destacamos dois, a saber:
FREIRE, Adriano (1996), A Estratégia é a “arte” de formular, desenvolver e implementar planos que determinem o caminho a seguir para atingir os objectivos da Organização.

CHANDLER (1962), Estratégia é a determinação dos objectivos básicos de longo prazo de uma empresa e a adopção das acções adequadas e afectação de recursos para atingir esses objectivos.

Componentes de estratégia

A estratégia tem três componentes, que são:
-objectivos;
-meios;
-afectação de recursos.

Tipos de Estratégia

MICHAEL PORTER definiu três tipos de estratégias:
·         Liderança pelo preço: a empresa tem em vista a pratica de preços mais baixos do que os concorrentes, para assim, conquistar mais clientes;
·         Diferenciação: a empresa procura diferenciar-se dos seus concorrentes através de um melhor desempenho em determinadas áreas com a qualidade do produto, design, …;
·         Focalização: a empresa concentra-se em determinado segmento de mercado e procura explora-lo da melhor forma.

MARKETING

O Marketing é um conjunto de estratégias e ou operações que envolvem a vida do produto, desde a planificação da sua produção até ao momento em que é lançado no mercado e adquirido pelo consumidor, havendo assim a realização de trocas para com o meio ambiente, visando benefícios específicos para a empresa e para o consumidor.
Se observarmos a palavra “Marketing” de forma pragmática, a palavra assume a sua tradução literal: Mercado. Deste modo, podemos considerar que o Marketing consiste no estudo do mercado, sendo uma ferramenta administrativa que possibilita a observação de tendências e a criação de novas oportunidades de consumo tendo em atenção a satisfação do cliente e dando resposta aos objectivos financeiros e mercadológicos das empresas de produção ou prestação de serviços.

CONCEITO DE ESTRATÉGIA E MARKETING

A expressão Estratégia e Marketing designam um conjunto de objectivos de marketing e os planos, políticas e acções desenvolvidos para os atingir. Os objectivos de marketing estão geralmente relacionados com objectivos comerciais, notoriedade, imagem, grau de satisfação dos stackholders, etc. Quanto aos planos de marketing, estes incluem o posicionamento pretendido junto do mercado, a segmentação e escolha dos segmentos alvo e as definições das políticas de marketing.

Classificação das Estratégias e Marketing

Existem diverso tipo de classificações para as estratégias e marketing.
Michael Porter, classifica as estratégias de marketing em 2 tipos de estratégias genéricas: a liderança nos custos e a diferenciação; A estas, acrescenta uma terceira que é a focalização num nicho de mercado.
Outras classificações colocam a ênfase na inovação, dividindo a estratégia de marketing em dois tipos principais: pioneiro e seguidor. Outras ainda, colocam a ênfase na forma de actuação no mercado: líder, desafiador ou seguidor.

Objectivos/vantagens em estabelecer uma Estratégia de Marketing

A criação de uma Estratégia de Marketing tem vários benefícios:
  • Serve de orientação para os diferentes departamentos da empresa, definindo quais os objectivos e as acções de marketing a prosseguir;
  • Identifica as oportunidades e ameaças do mercado;
  • Identifica os pontos fortes e fracos da empresa;
  • Permite estruturar as opções de marketing em áreas estratégicas;
  • Permite a avaliação da implementação da estratégia de marketing.

PENSAMENTO E PLANO ESTRATEGICO

PENSAMENTO ESTRATÉGICO

Pensamento Estratégico é a capacidade da empresa de actuar de forma integrada, criando um “caminho” (estratégia) para se antecipar às necessidades do mercado e do negócio.

  • A capacidade de olhar continuamente para o ambiente externo, isto é, saber onde quer estar no futuro e atentar às necessidades e mudanças do Mercado.
  • Um modelo de gestão que tenha como princípio o desenvolvimento das pessoas, que são aqueles que actuarão no dia-a-dia operacional da empresa, permitindo que suas operações ocorram sem sobressaltos.
·         Geram resultados para os stakeholders, ou seja, as partes interessadas, aqueles que possuem interesse directo e indirecto no desempenho da empresa.

Objectivos de pensamento estratégico

·         Habilitar o gestor a desenvolver soluções estratégicas inovadoras;
·         Identificar a complexidade do mundo contemporâneo, contexto do ambiente de negócios, e os impactos sobre o planeamento das organizações;
·         Obter informações a cerca da evolução do pensamento estratégico e das práticas da formulação da estratégia empresarial;
·         Reconhecer a utilidade das diversas ferramentas do planeamento estratégico e relacionar sua aplicação as necessidades da organização;
·         Comparar e reconhecer vantagens e desvantagens das diversas ferramentas de planeamento estratégico.
·         Obter informações a cerca das novas concepções de estratégias e estabelecer conexões com sua pratica quotidiana.

Vantagens do pensamento estratégico

·         Fazer com que todos trabalhem em cima do que é essencial para alcançar os objectivos;
·         Priorizar o trabalho de todos na utilização do que possuem evitando gastos indevidos;
·         Focar na produtividade tendo tempo de corrigir qualquer falha;
·         Absorver melhorias em todos os aspectos gerais da empresa, visando os resultados das acções.

Desvantagens do pensamento estratégico

·         Desconhecimento do mercado;
·         Desconhecimento do produto ou serviço;
·         Falta de qualidade;
·         Localização imprópria;
·         Problemas na relação com os fornecedores;
·         Tecnologias de produção obsoletas;
·         Imobilização excessiva do capital;
·         Politica equivocada de crédito;
·         Falta de controlos de custos e de gestão financeira;
·         Falta de um sistema de planeamento e informações gerências.

PLANO ESTRATEGICO

O plano estratégico é o processo através do qual a empresa se mobiliza para atingir o sucesso e construir o seu futuro, por meio de um comportamento de antecipação considerando o seu ambiente actual e futuro.
            Um Plano Estratégico deve ser estruturado com as três componentes da reflexão estratégica:

·         Análise Estratégica: A análise estratégica faz parte integrante da gestão estratégica das organizações e engloba o Pensamento Estratégico, a análise do meio envolvente e a análise da própria organização;
·         Formulação da Estratégia: Explicita a missão, objectivos, e principais orientações estratégicas da organização;
·         Organização e Implementação da Estratégia: deve traduzir as orientações estratégicas delineadas em medidas concretas para alcançar os objectivos.

Objectivos do Plano Estratégico

·         Aumento da fatia da empresa no mercado, ou ainda, a penetração desta em novos mercados;
·         Procurar uma posição mais favorável no futuro a médio ou longo prazo;
·         Criar mecanismos adequados de controlo;
·         Promover o Pensamento Estratégico;
·         Melhorar a comunicação interna e externa;
·         Facilitar a coordenação das actividades;
·         Fortalecer a motivação de todos os membros da organização.

Vantagens do Plano Estratégico

O plano estratégico, tem muitas vantagens, essas que melhoram e facilitam o funcionamento das organizações que fazem o uso do mesmo:
·         Melhora a comunicação;
·         Melhora o relacionamento da organização com o seu ambiente de actuação;
·         Direcção única para todos;
·         Motiva as pessoas;
·         Permite eficácia na utilização de recursos;
·         Possibilita a avaliação dos progressos;
·         Dá orientação para gestores e não gestores;
·         Melhora a coordenação do projecto;
·         Possibilita a resolução antecipada dos problemas e ameaças;
·         Torna as decisões mais organizadas e precisas;
·         Facilita a delegação de poderes;
·         Ajuda a organização a adaptar-se e ajustar-se às mudanças no ambiente.

Desvantagens do Plano Estratégico

Apesar de apresentar uma vasta gama de vantagens, o planeamento estratégico tem também suas desvantagens, a saber:
·         Pode criar rigidez na organização;
·         Planos podem substituir criatividade e intuição;
·         Insegurança nas previsões;
·         Mutações nos cenários;
·         O Planeamento tende a causar demora nas acções;
O Plano de resultados por si só não garante o resultado projectado, deve ser continuamente monitorizado e adaptado às circunstâncias

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