ESTRATÉGIA E MARKETING
ESTRATÉGIA
Existem vários conceitos de estratégias, mas destacamos
dois, a saber:
FREIRE, Adriano (1996),
A Estratégia é a “arte” de formular, desenvolver e implementar planos que
determinem o caminho a seguir para atingir os objectivos da Organização.
CHANDLER (1962), Estratégia é a determinação dos
objectivos básicos de longo prazo de uma empresa e a adopção das acções
adequadas e afectação de recursos para atingir esses objectivos.
Componentes de estratégia
A estratégia tem três componentes, que são:
-objectivos;
-meios;
-afectação de recursos.
Tipos de Estratégia
MICHAEL PORTER definiu três tipos de estratégias:
·
Liderança
pelo preço: a empresa tem em vista a pratica de preços mais baixos do que os concorrentes,
para assim, conquistar mais clientes;
·
Diferenciação:
a empresa procura diferenciar-se dos seus concorrentes através de um melhor desempenho
em determinadas áreas com a qualidade do produto, design, …;
·
Focalização:
a empresa concentra-se em determinado segmento de mercado e procura explora-lo da
melhor forma.
MARKETING
O Marketing é um conjunto de estratégias e ou operações
que envolvem a vida do produto, desde a planificação da sua produção até ao
momento em que é lançado no mercado e adquirido pelo consumidor, havendo assim
a realização de trocas para com o meio ambiente, visando benefícios específicos
para a empresa e para o consumidor.
Se observarmos a palavra “Marketing” de forma pragmática,
a palavra assume a sua tradução literal: Mercado. Deste modo, podemos
considerar que o Marketing consiste no estudo do mercado, sendo uma ferramenta
administrativa que possibilita a observação de tendências e a criação de novas
oportunidades de consumo tendo em atenção a satisfação do cliente e dando
resposta aos objectivos financeiros e mercadológicos das empresas de produção
ou prestação de serviços.
CONCEITO DE ESTRATÉGIA E MARKETING
A expressão Estratégia e Marketing designam um conjunto de objectivos de
marketing e os planos, políticas e acções desenvolvidos para os atingir. Os
objectivos de marketing estão geralmente relacionados com objectivos
comerciais, notoriedade, imagem, grau de satisfação dos stackholders, etc.
Quanto aos planos de marketing, estes incluem o posicionamento pretendido junto
do mercado, a segmentação e escolha dos segmentos alvo e as definições das
políticas de marketing.
Classificação
das Estratégias e Marketing
Existem diverso tipo de
classificações para as estratégias e marketing.
Michael Porter, classifica as estratégias de
marketing em 2 tipos de estratégias genéricas: a liderança nos custos e a
diferenciação; A estas, acrescenta uma terceira que é a focalização num
nicho de mercado.
Outras
classificações colocam a ênfase na inovação, dividindo a estratégia de
marketing em dois tipos principais: pioneiro e seguidor. Outras ainda, colocam
a ênfase na forma de actuação no mercado: líder, desafiador ou seguidor.
Objectivos/vantagens
em estabelecer uma Estratégia de Marketing
A criação de uma Estratégia de Marketing tem vários benefícios:
- Serve de orientação para os diferentes departamentos da empresa,
definindo quais os objectivos e as acções de marketing a prosseguir;
- Identifica as oportunidades
e ameaças do mercado;
- Identifica os pontos fortes
e fracos da empresa;
- Permite estruturar as opções
de marketing em áreas estratégicas;
- Permite a avaliação da
implementação da estratégia de marketing.
PENSAMENTO E PLANO ESTRATEGICO
PENSAMENTO
ESTRATÉGICO
Pensamento
Estratégico é a capacidade da empresa de actuar de forma integrada, criando um
“caminho” (estratégia) para se antecipar às necessidades do mercado e do
negócio.
- A
capacidade de olhar continuamente para o ambiente externo, isto é, saber
onde quer estar no futuro e atentar às necessidades e mudanças do Mercado.
- Um modelo de
gestão que tenha como princípio o desenvolvimento das pessoas, que são
aqueles que actuarão no dia-a-dia operacional da empresa, permitindo que
suas operações ocorram sem sobressaltos.
·
Geram resultados para os stakeholders, ou seja, as
partes interessadas, aqueles que possuem interesse directo e indirecto no
desempenho da empresa.
Objectivos de
pensamento estratégico
·
Habilitar o
gestor a desenvolver soluções estratégicas inovadoras;
·
Identificar a
complexidade do mundo contemporâneo, contexto do ambiente de negócios, e os
impactos sobre o planeamento das organizações;
·
Obter
informações a cerca da evolução do pensamento estratégico e das práticas da
formulação da estratégia empresarial;
·
Reconhecer a
utilidade das diversas ferramentas do planeamento estratégico e relacionar sua aplicação
as necessidades da organização;
·
Comparar e
reconhecer vantagens e desvantagens das diversas ferramentas de planeamento estratégico.
·
Obter informações
a cerca das novas concepções de estratégias e estabelecer conexões com sua
pratica quotidiana.
Vantagens do
pensamento estratégico
·
Fazer com que
todos trabalhem em cima do que é essencial para alcançar os objectivos;
·
Priorizar o
trabalho de todos na utilização do que possuem evitando gastos indevidos;
·
Focar na
produtividade tendo tempo de corrigir qualquer falha;
·
Absorver
melhorias em todos os aspectos gerais da empresa, visando os resultados das
acções.
Desvantagens do
pensamento estratégico
·
Desconhecimento
do mercado;
·
Desconhecimento
do produto ou serviço;
·
Falta de
qualidade;
·
Localização
imprópria;
·
Problemas na
relação com os fornecedores;
·
Tecnologias de
produção obsoletas;
·
Imobilização
excessiva do capital;
·
Politica
equivocada de crédito;
·
Falta de
controlos de custos e de gestão financeira;
·
Falta de um
sistema de planeamento e informações gerências.
PLANO
ESTRATEGICO
O plano estratégico é o
processo através do qual a empresa se mobiliza para atingir o sucesso e
construir o seu futuro, por meio de um comportamento de antecipação
considerando o seu ambiente actual e futuro.
Um Plano Estratégico deve ser estruturado com as três componentes da reflexão estratégica:
·
Análise Estratégica: A análise
estratégica faz parte integrante da gestão estratégica das organizações e
engloba o Pensamento Estratégico, a análise do meio envolvente e a
análise da própria organização;
·
Formulação da Estratégia: Explicita a
missão, objectivos, e principais orientações estratégicas da organização;
·
Organização e Implementação da
Estratégia: deve traduzir as orientações estratégicas delineadas em
medidas concretas para alcançar os objectivos.
Objectivos do Plano Estratégico
·
Aumento
da fatia da empresa no mercado, ou ainda, a penetração desta em novos mercados;
·
Procurar
uma posição mais favorável no futuro a médio ou longo prazo;
·
Criar
mecanismos adequados de controlo;
·
Promover
o Pensamento Estratégico;
·
Melhorar
a comunicação interna e externa;
·
Facilitar
a coordenação das actividades;
·
Fortalecer
a motivação de todos os membros da organização.
Vantagens do Plano Estratégico
O plano estratégico, tem muitas vantagens, essas que melhoram e facilitam
o funcionamento das organizações que fazem o uso do mesmo:
·
Melhora
a comunicação;
·
Melhora
o relacionamento da organização com o seu ambiente de actuação;
·
Direcção
única para todos;
·
Motiva
as pessoas;
·
Permite
eficácia na utilização de recursos;
·
Possibilita
a avaliação dos progressos;
·
Dá orientação para gestores e não
gestores;
·
Melhora a coordenação do projecto;
·
Possibilita a resolução antecipada dos
problemas e ameaças;
·
Torna as decisões mais organizadas e
precisas;
·
Facilita a delegação de poderes;
·
Ajuda a organização a adaptar-se e
ajustar-se às mudanças no ambiente.
Desvantagens do Plano Estratégico
Apesar de apresentar uma vasta gama de vantagens, o planeamento
estratégico tem também suas desvantagens, a saber:
·
Pode
criar rigidez na organização;
·
Planos podem
substituir criatividade e intuição;
·
Insegurança
nas previsões;
·
Mutações
nos cenários;
·
O Planeamento tende a causar demora nas
acções;
O Plano de resultados por si só
não garante o resultado projectado, deve ser continuamente monitorizado e
adaptado às circunstâncias
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