SATISFACAO NO
TRABALHO
Satisfação
Para
Lucke (1976): Satisfação é um estado emocional positivo ou de prazer,
resultantes da avaliação do trabalho ou das existências proporcionadas pelo
trabalho.
Para Brief
(1998): A Satisfação é um
estado emocional expresso através da avaliação afectiva e/ou cognitiva de uma
experiência da trabalho.
Conciliando as componentes
afectivas e cognitivas e a descrição do processo de desenvolvimento da Satisfação,
resulta a seguinte interpretação, a pessoa alcança uma estabilização da satisfação que resulta de:
•
Relaxamento após a percepção do cumprimento das suas
necessidades;
•
Ou, tensão resultante do incumprimento das suas
necessidades.
Portanto, cada um estabelece a sua “norma”de Satisfação.
Trabalho
Podemos
definir trabalho como qualquer actividade física ou intelectual, realizada por
ser humano, cujo objectivo é fazer, transformar ou obter algo.
O trabalho está relacionado a uma profissão, um ofício,
ou seja, uma actividade onde o homem produza algo primordial para a sua vida.
Satisfação no trabalho
Segundo Locke (1976): É o estado positivo ou de prazer, resultando na avaliação positiva do
trabalho do indivíduo.
A
satisfação no trabalho é um conjunto de sentimentos favoráveis ou desfavoráveis
com os quais os empregados vêem seu trabalho, sendo que satisfação no trabalho
refere-se tipicamente às atitudes de um único empregado, mas pode também se
referir ao nível geral de atitudes dentro de um grupo.
Essas
definições demonstram que satisfação no trabalho e alegria no trabalho podem
ser uma finalidade em si. Portanto, satisfação depende:
• Saúde física e do psique
– isto é, do
corpo e da mente (ou da alma);
•
Mensuração: Medida através da percepção e dos sentimentos.
Diferença entre o que se necessita e o que se recebe.
METODOS PARA
GARANTIR A SATISFACAO
• Dar autonomia;
• Ajudar no entendimento da significância de seu
trabalho junto aos objectivos da empresa;
• Permitir a criação da identidade;
• Oferecer variedades na realização das tarefas;
• Dar feedback.
CAUSA E
CONSEQUÊNCIAS DA SATISFAÇÃO
As causas e
consequências da satisfação podem ser divididas em:
Causas
Pessoais:
•
Gostar
do que se faz;
• Bom ambiente de trabalho.
Causas da Organização:
• Salário;
• Trabalho em si mesmo;
• Oportunidades de promoção.
IMPACTO DA
SATISFAÇÃO NO TRABALHO
Um primeiro
impacto na empresa pode vir da relação da satisfação com o desempenho do
funcionário quando o trabalhador esta satisfeito, ele pode desempenha melhor e
com mais prazer sua actividade. Uma das consequências pode ser o aumento de sua
produtividade, isso porque antigamente acreditava-se que a satisfação poderia
aumenta a produtividade, porém, esta não é uma regra, como mostra Pereira
(2004, p, 285) produtividade e satisfação não se relacionam de uma forma
linear. Após estudos mais actuais, constatou-se que um factor não depende
necessariamente do outro, mas quem está satisfeito apresenta melhor desempenho.
Quando o
funcionário não está satisfeito ou está insatisfeito com a organização ou actividade
que desempenha, ele fica mais propenso a encontrar outras prioridades que não
sejam suas actividades dentro da organização, ou até mesmo a falta de motivação
para desempenhá-la. Mas, para Robbins (2010 p. 80) essa correlação é de
moderada a leve, pois outros factores também afectam essa correlação.
Outro impacto a
organização pode vir da relação satisfação e rotatividade. Contudo, quando o
indivíduo está satisfeito com seu trabalho a propensão à rotatividade é bem
menor, mesmo que outros factores o impliquem.
CARACTERISTICAS
DE SATISFACAO NO TRABALHO
As
características da personalidade que influenciam na satisfação no trabalho
são lócus de controle que é definido como a extensão na qual o indivíduo
acredita que os resultados são determinados por esforços e habilidades
pessoais mais do que por eventos externos, tais como sorte, oportunidades
ou outras influências, o comportamento e a capacidade de enfrentar.
• Decorrência da satisfação no trabalho - Como
decorrência da satisfação no trabalho pode se afirmar que há influência na vida e
no trabalho do indivíduo, bem como na saúde, na qualidade de vida e no
comportamento dentro da organização. A satisfação no trabalho está influência
positivamente a saúde do trabalhador diminuindo assim a ocorrência de doenças
graves, também aponta que a satisfação no trabalho está ligada a saúde e
ao bem-estar do funcionário.
• Empenho no Trabalho - O comprometimento com a organização
é a força relativa do envolvimento de um indivíduo com uma
organização particular, o termo comprometimento possui dois componentes:
a orientação do indivíduo (a dedicação pessoal) e o aspecto para o qual
tal orientação direcciona (a organização). O comprometimento
organizacional é a medida de atenção, ânimo, cuidado que o indivíduo tem
ao realizar algo, pode ser tido como compromisso,
envolvimento, descrevendo as formas de como as pessoas se comportam em
relação a determinados alvos.
Assim comprometimento é visto como
estado de lealdade a algo duradouro podendo ser definido por intenções,
sentimentos e desejos.
Existem três focos do estudo
sobre comprometimento:
Comprometimento com a Organização;
Comprometimento com a Carreira e/ou Profissão; Comprometimento Sindical.
• Comprometimento com a organização - O comprometimento organizacional possui
significado de engajamento, agregamento e envolvimento. Ele é usado para
descrever não só as acções, mas o próprio indivíduo. Pode ser entendido como um
estado caracterizado por sentimentos de reacções afectivo - positivas,
tais como a lealdade em relação a algo.
O comprometimento organizacional é
considerado como um preditor confiável de comportamentos relevantes para o contexto
do trabalho, tais como absenteísmo, rotatividade e desempenho, ele busca
descobrir bases de um padrão comportamental desejável por organizações, tal
como lealdade ou “vestir a camisa da empresa”.
• Comprometimento com a carreira - O comprometimento com a
carreira como a atitude de um indivíduo em relação à sua profissão ou
vocação, ele consiste na motivação que alguém tem para trabalhar em
sua vocação escolhida. O comprometimento com a carreira envolve o
desenvolvimento de objectivos de carreira, que pode acontecer ao longo de
diversos empregos através da vida profissional do indivíduo, e a identificação
com estes.
O interesse
pelo estudo desse foco tem aumentado nos últimos anos devido às mudanças que
vêm ocorrendo no mundo do trabalho, entre elas: reestruturações, reduções
de pessoal, terceirização. Diversos pesquisadores sugerem que o foco
primordial do comprometimento dos trabalhadores pode estar mudando das
organizações para a carreira.
O
comprometimento com a carreira possui correlação positiva com o comprometimento
organizacional e com a busca de desenvolvimento de habilidades, e negativa
com rotatividade e intenções de abandonar a carreira, não sendo
considerado preditor da qualidade de trabalho.
•
Comprometimento
com o sindicato - O
estudo sobre comprometimento com o sindicato possui um desenvolvimento
mais recente, o que esclarece o porquê existe pouca pesquisa sobre o tema.
O estudo do comprometimento com o sindicato partiu, inicialmente,
do modelo adoptado para se estudar o comprometimento organizacional, mas
ele ganhou tonalidade própria quando se passou a discriminar os vínculos
ideológicos e instrumentais.
O interesse
pelo estudo do comprometimento sindical cresceu a partir das
transformações no mundo do trabalho e a redefinição do peso e do papel exercido
pelos sindicatos, sobretudo nas sociedades industrializadas.
A base de
comprometimento esclarece o autor, é o tipo de vínculo do trabalhador com
aquele foco específico. Assim, o empregado poderia se vincular a sua
organização, carreira ou sindicato de formas diferentes
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