Agradecimentos

domingo, 25 de agosto de 2013

Satisfação no trabalho (Psico - Sociologia)


SATISFACAO NO TRABALHO

Satisfação

Para Lucke (1976): Satisfação é um estado emocional positivo ou de prazer, resultantes da avaliação do trabalho ou das existências proporcionadas pelo trabalho.

Para Brief (1998): A Satisfação é um estado emocional expresso através da avaliação afectiva e/ou cognitiva de uma experiência da trabalho.
Conciliando as componentes afectivas e cognitivas e a descrição do processo de desenvolvimento da Satisfação, resulta a seguinte interpretação, a pessoa alcança uma estabilização da satisfação que resulta de:

      Relaxamento após a percepção do cumprimento das suas necessidades;
      Ou, tensão resultante do incumprimento das suas necessidades.
Portanto, cada um estabelece a sua “norma”de Satisfação.

Trabalho

Podemos definir trabalho como qualquer actividade física ou intelectual, realizada por ser humano, cujo objectivo é fazer, transformar ou obter algo.
O trabalho está relacionado a uma profissão, um ofício, ou seja, uma actividade onde o homem produza algo primordial para a sua vida.

Satisfação no trabalho

Segundo Locke (1976): É o estado positivo ou de prazer, resultando na avaliação positiva do trabalho do indivíduo.

A satisfação no trabalho é um conjunto de sentimentos favoráveis ou desfavoráveis com os quais os empregados vêem seu trabalho, sendo que satisfação no trabalho refere-se tipicamente às atitudes de um único empregado, mas pode também se referir ao nível geral de atitudes dentro de um grupo.

Essas definições demonstram que satisfação no trabalho e alegria no trabalho podem ser uma finalidade em si. Portanto, satisfação depende:
      Saúde física e do psique – isto é, do corpo e da mente (ou da alma);
      Mensuração: Medida através da percepção e dos sentimentos. Diferença entre o que se necessita e o que se recebe.

METODOS PARA GARANTIR A SATISFACAO

      Dar autonomia;
       Ajudar no entendimento da significância de seu trabalho junto aos objectivos da empresa;
       Permitir a criação da identidade;
       Oferecer variedades na realização das tarefas;
       Dar feedback.

CAUSA E CONSEQUÊNCIAS DA SATISFAÇÃO

As causas e consequências da satisfação podem ser divididas em:
Causas Pessoais:
      Gostar do que se faz;
      Bom ambiente de trabalho.

Causas da Organização:
      Salário;
      Trabalho em si mesmo;
      Oportunidades de promoção.

IMPACTO DA SATISFAÇÃO NO TRABALHO

Um primeiro impacto na empresa pode vir da relação da satisfação com o desempenho do funcionário quando o trabalhador esta satisfeito, ele pode desempenha melhor e com mais prazer sua actividade. Uma das consequências pode ser o aumento de sua produtividade, isso porque antigamente acreditava-se que a satisfação poderia aumenta a produtividade, porém, esta não é uma regra, como mostra Pereira (2004, p, 285) produtividade e satisfação não se relacionam de uma forma linear. Após estudos mais actuais, constatou-se que um factor não depende necessariamente do outro, mas quem está satisfeito apresenta melhor desempenho.
Quando o funcionário não está satisfeito ou está insatisfeito com a organização ou actividade que desempenha, ele fica mais propenso a encontrar outras prioridades que não sejam suas actividades dentro da organização, ou até mesmo a falta de motivação para desempenhá-la. Mas, para Robbins (2010 p. 80) essa correlação é de moderada a leve, pois outros factores também afectam essa correlação.
Outro impacto a organização pode vir da relação satisfação e rotatividade. Contudo, quando o indivíduo está satisfeito com seu trabalho a propensão à rotatividade é bem menor, mesmo que outros factores o impliquem.

CARACTERISTICAS DE SATISFACAO NO TRABALHO

As características da personalidade que influenciam na satisfação no trabalho são lócus de controle que é definido como a extensão na qual o indivíduo acredita que os resultados são determinados por esforços e habilidades pessoais mais do que por eventos externos, tais como sorte, oportunidades ou outras influências, o comportamento e a capacidade de enfrentar.
      Decorrência da satisfação no trabalho - Como decorrência da satisfação no trabalho pode se afirmar que há influência na vida e no trabalho do indivíduo, bem como na saúde, na qualidade de vida e no comportamento dentro da organização. A satisfação no trabalho está influência positivamente a saúde do trabalhador diminuindo assim a ocorrência de doenças graves, também aponta que a satisfação no trabalho está ligada a saúde e ao bem-estar do funcionário.

      Empenho no Trabalho - O comprometimento com a organização é a força relativa do envolvimento de um indivíduo com uma organização particular,  o termo comprometimento possui dois componentes: a orientação do indivíduo (a dedicação pessoal) e o aspecto para o qual tal orientação direcciona  (a organização).  O comprometimento organizacional é a medida de atenção,  ânimo, cuidado que o indivíduo tem ao realizar algo,  pode ser tido  como compromisso, envolvimento, descrevendo as formas de como as pessoas se comportam em relação a determinados alvos.
 Assim comprometimento é visto como estado de lealdade a algo duradouro podendo ser definido por intenções, sentimentos e desejos.
 Existem três focos do estudo sobre comprometimento:
Comprometimento com a Organização; Comprometimento com a Carreira e/ou Profissão; Comprometimento Sindical.

      Comprometimento com a organização - O comprometimento organizacional possui significado de engajamento, agregamento e envolvimento. Ele é usado para descrever não só as acções, mas o próprio indivíduo. Pode ser entendido como um estado caracterizado por sentimentos de reacções afectivo - positivas, tais como a lealdade em relação a algo.
 O comprometimento organizacional é considerado como um preditor confiável de comportamentos relevantes para o contexto do trabalho, tais como absenteísmo, rotatividade e desempenho, ele busca descobrir bases de um padrão comportamental desejável por organizações, tal como lealdade ou “vestir a camisa da empresa”.

      Comprometimento com a carreira - O comprometimento com a carreira como a atitude de um indivíduo em relação à sua profissão ou vocação,  ele consiste na motivação que alguém tem para trabalhar em sua vocação escolhida. O comprometimento com a carreira envolve o desenvolvimento de objectivos de carreira, que pode acontecer ao longo de diversos empregos através da vida profissional do indivíduo, e a identificação com estes.
O interesse pelo estudo desse foco tem aumentado nos últimos anos devido às mudanças que vêm ocorrendo no mundo do trabalho, entre elas: reestruturações, reduções de pessoal, terceirização. Diversos pesquisadores sugerem que o foco primordial do comprometimento dos trabalhadores pode estar mudando das organizações para a carreira.
O comprometimento com a carreira possui correlação positiva com o comprometimento organizacional e com a busca de desenvolvimento de habilidades, e negativa com rotatividade e intenções de abandonar a carreira, não sendo considerado preditor da qualidade de trabalho.
      Comprometimento com o sindicato - O estudo sobre comprometimento com o sindicato possui um desenvolvimento mais recente, o que esclarece o porquê existe pouca pesquisa sobre o tema. O estudo do comprometimento com o sindicato partiu, inicialmente, do modelo adoptado para se estudar o comprometimento organizacional, mas ele ganhou tonalidade própria quando se passou a discriminar os vínculos ideológicos e instrumentais.
O interesse pelo estudo do comprometimento sindical cresceu a partir das transformações no mundo do trabalho e a redefinição do peso e do papel exercido pelos sindicatos, sobretudo nas sociedades industrializadas.
A base de comprometimento esclarece o autor, é o tipo de vínculo do trabalhador com aquele foco específico. Assim, o empregado poderia se vincular a sua organização, carreira ou sindicato de formas diferentes

Sem comentários:

Enviar um comentário