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segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Satisfação no trabalho

INTRODUÇÃO

O presente trabalho abordará a cerca da satisfação no trabalho, que fala concretamente do conceito de satisfação, conceito do trabalho, conceito da própria satisfação no trabalho, suas características, entre outros.
Tem como objectivo dar uma abordagem clara sobre satisfação e seus componentes, assim como fazer compreender os métodos de garantir a satisfação.
A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, enriquecida com algumas pesquisas feitas na internet.

SATISFACAO NO TRABALHO

Satisfação

Para Lucke (1976): Satisfação é um estado emocional positivo ou de prazer, resultantes da avaliação do trabalho ou das existências proporcionadas pelo trabalho.

Para Brief (1998): A Satisfação é um estado emocional expresso através da avaliação afectiva e/ou cognitiva de uma experiência da trabalho.
Conciliando as componentes afectivas e cognitivas e a descrição do processo de desenvolvimento da Satisfação, resulta a seguinte interpretação, a pessoa alcança uma estabilização da satisfação que resulta de:

      Relaxamento após a percepção do cumprimento das suas necessidades;
      Ou, tensão resultante do incumprimento das suas necessidades.
Portanto, cada um estabelece a sua “norma”de Satisfação.

Trabalho

Podemos definir trabalho como qualquer actividade física ou intelectual, realizada por ser humano, cujo objectivo é fazer, transformar ou obter algo.
O trabalho está relacionado a uma profissão, um ofício, ou seja, uma actividade onde o homem produza algo primordial para a sua vida.

Satisfação no trabalho

Segundo Locke (1976): É o estado positivo ou de prazer, resultando na avaliação positiva do trabalho do indivíduo.

A satisfação no trabalho é um conjunto de sentimentos favoráveis ou desfavoráveis com os quais os empregados vêem seu trabalho, sendo que satisfação no trabalho refere-se tipicamente às atitudes de um único empregado, mas pode também se referir ao nível geral de atitudes dentro de um grupo.

Essas definições demonstram que satisfação no trabalho e alegria no trabalho podem ser uma finalidade em si. Portanto, satisfação depende:
      Saúde física e do psique – isto é, do corpo e da mente (ou da alma);
      Mensuração: Medida através da percepção e dos sentimentos. Diferença entre o que se necessita e o que se recebe.

METODOS PARA GARANTIR A SATISFACAO

      Dar autonomia;
       Ajudar no entendimento da significância de seu trabalho junto aos objectivos da empresa;
       Permitir a criação da identidade;
       Oferecer variedades na realização das tarefas;
       Dar feedback.

CAUSA E CONSEQUÊNCIAS DA SATISFAÇÃO

As causas e consequências da satisfação podem ser divididas em:
Causas Pessoais:
      Gostar do que se faz;
      Bom ambiente de trabalho.

Causas da Organização:
      Salário;
      Trabalho em si mesmo;
      Oportunidades de promoção.

IMPACTO DA SATISFAÇÃO NO TRABALHO

Um primeiro impacto na empresa pode vir da relação da satisfação com o desempenho do funcionário quando o trabalhador esta satisfeito, ele pode desempenha melhor e com mais prazer sua actividade. Uma das consequências pode ser o aumento de sua produtividade, isso porque antigamente acreditava-se que a satisfação poderia aumenta a produtividade, porém, esta não é uma regra, como mostra Pereira (2004, p, 285) produtividade e satisfação não se relacionam de uma forma linear. Após estudos mais actuais, constatou-se que um factor não depende necessariamente do outro, mas quem está satisfeito apresenta melhor desempenho.
Quando o funcionário não está satisfeito ou está insatisfeito com a organização ou actividade que desempenha, ele fica mais propenso a encontrar outras prioridades que não sejam suas actividades dentro da organização, ou até mesmo a falta de motivação para desempenhá-la. Mas, para Robbins (2010 p. 80) essa correlação é de moderada a leve, pois outros factores também afectam essa correlação.
Outro impacto a organização pode vir da relação satisfação e rotatividade. Contudo, quando o indivíduo está satisfeito com seu trabalho a propensão à rotatividade é bem menor, mesmo que outros factores o impliquem.


CARACTERISTICAS DE SATISFACAO NO TRABALHO

As características da personalidade que influenciam na satisfação no trabalho são lócus de controle que é definido como a extensão na qual o indivíduo acredita que os resultados são determinados por esforços e habilidades pessoais mais do que por eventos externos, tais como sorte, oportunidades ou outras influências, o comportamento e a capacidade de enfrentar.
      Decorrência da satisfação no trabalho - Como decorrência da satisfação no trabalho pode se afirmar que há influência na vida e no trabalho do indivíduo, bem como na saúde, na qualidade de vida e no comportamento dentro da organização. A satisfação no trabalho está influência positivamente a saúde do trabalhador diminuindo assim a ocorrência de doenças graves, também aponta que a satisfação no trabalho está ligada a saúde e ao bem-estar do funcionário.
      Empenho no Trabalho - O comprometimento com a organização é a força relativa do envolvimento de um indivíduo com uma organização particular,  o termo comprometimento possui dois componentes: a orientação do indivíduo (a dedicação pessoal) e o aspecto para o qual tal orientação direcciona  (a organização).  O comprometimento organizacional é a medida de atenção,  ânimo, cuidado que o indivíduo tem ao realizar algo,  pode ser tido  como compromisso, envolvimento, descrevendo as formas de como as pessoas se comportam em relação a determinados alvos.
 Assim comprometimento é visto como estado de lealdade a algo duradouro podendo ser definido por intenções, sentimentos e desejos.
 Existem três focos do estudo sobre comprometimento:
Comprometimento com a Organização; Comprometimento com a Carreira e/ou Profissão; Comprometimento Sindical.
      Comprometimento com a organização - O comprometimento organizacional possui significado de engajamento, agregamento e envolvimento. Ele é usado para descrever não só as acções, mas o próprio indivíduo. Pode ser entendido como um estado caracterizado por sentimentos de reacções afectivo - positivas, tais como a lealdade em relação a algo.
 O comprometimento organizacional é considerado como um preditor confiável de comportamentos relevantes para o contexto do trabalho, tais como absenteísmo, rotatividade e desempenho, ele busca descobrir bases de um padrão comportamental desejável por organizações, tal como lealdade ou “vestir a camisa da empresa”.
      Comprometimento com a carreira - O comprometimento com a carreira como a atitude de um indivíduo em relação à sua profissão ou vocação,  ele consiste na motivação que alguém tem para trabalhar em sua vocação escolhida. O comprometimento com a carreira envolve o desenvolvimento de objectivos de carreira, que pode acontecer ao longo de diversos empregos através da vida profissional do indivíduo, e a identificação com estes.
O interesse pelo estudo desse foco tem aumentado nos últimos anos devido às mudanças que vêm ocorrendo no mundo do trabalho, entre elas: reestruturações, reduções de pessoal, terceirização. Diversos pesquisadores sugerem que o foco primordial do comprometimento dos trabalhadores pode estar mudando das organizações para a carreira.
O comprometimento com a carreira possui correlação positiva com o comprometimento organizacional e com a busca de desenvolvimento de habilidades, e negativa com rotatividade e intenções de abandonar a carreira, não sendo considerado preditor da qualidade de trabalho.
      Comprometimento com o sindicato - O estudo sobre comprometimento com o sindicato possui um desenvolvimento mais recente, o que esclarece o porquê existe pouca pesquisa sobre o tema. O estudo do comprometimento com o sindicato partiu, inicialmente, do modelo adoptado para se estudar o comprometimento organizacional, mas ele ganhou tonalidade própria quando se passou a discriminar os vínculos ideológicos e instrumentais.
O interesse pelo estudo do comprometimento sindical cresceu a partir das transformações no mundo do trabalho e a redefinição do peso e do papel exercido pelos sindicatos, sobretudo nas sociedades industrializadas.
A base de comprometimento esclarece o autor, é o tipo de vínculo do trabalhador com aquele foco específico. Assim, o empregado poderia se vincular a sua organização, carreira ou sindicato de formas diferentes

CONCLUSAO

   Neste trabalho abordou-se a cerca da satisfação no trabalho e constatou-se se que A satisfação no trabalho é um conjunto de sentimentos favoráveis ou desfavoráveis com os quais os empregados vêem seu trabalho, sendo que satisfação no trabalho refere-se tipicamente às atitudes de um único empregado, mas pode também se referir ao nível geral de atitudes dentro de um grupo
Cumpri todos os objectivos que tinha proposto.
Este trabalho foi muito importante para o meu conhecimento, o aprofundamento deste tema permitiu-me ficar a compreender melhor acerca de satisfação no trabalho e suas componentes.
Além de ter-me permitido desenvolver competências de investigação, também pude aperfeiçoar como fazer a selecção, organização e comunicação da informação.


REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

CUNHA, Miguel Pina. et al, -“Manual de Comportamento Organizacional e Gestão”-3.ªEdição, 2004, Editora RH, Lda; ISBN: 972-98823-8-X

CUNHA, Miguel, -“Comportamento Organizacional -Uma panorâmica com vista sobre a questão micro vs. Macro”-Revista Portuguesa de Gestão nºII/94 páginas 52,53.

MORIN, Estelle M, AUBÉ, Caroline, Psicologia e Gestão, São Paulo: Atlas 2009         

http://psicologiaufersa.blogspot.com.br/

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