O presente
trabalho abordará a cerca da satisfação no trabalho, que fala concretamente do
conceito de satisfação, conceito do trabalho, conceito da própria satisfação no
trabalho, suas características, entre outros.
Tem como
objectivo dar uma abordagem clara sobre satisfação e seus componentes, assim como fazer compreender
os métodos de garantir a satisfação.
A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, enriquecida com
algumas
pesquisas feitas na internet.
Para
Lucke (1976): Satisfação é um estado emocional positivo ou de prazer,
resultantes da avaliação do trabalho ou das existências proporcionadas pelo
trabalho.
Para Brief
(1998): A Satisfação é um
estado emocional expresso através da avaliação afectiva e/ou cognitiva de uma
experiência da trabalho.
Conciliando as componentes
afectivas e cognitivas e a descrição do processo de desenvolvimento da Satisfação,
resulta a seguinte interpretação, a pessoa alcança uma estabilização da satisfação que resulta de:
•
Relaxamento após a percepção do cumprimento das suas
necessidades;
•
Ou, tensão resultante do incumprimento das suas
necessidades.
Portanto, cada um estabelece a sua “norma”de Satisfação.
Podemos
definir trabalho como qualquer actividade física ou intelectual, realizada por
ser humano, cujo objectivo é fazer, transformar ou obter algo.
O trabalho está relacionado a uma profissão, um ofício,
ou seja, uma actividade onde o homem produza algo primordial para a sua vida.
Segundo Locke (1976): É o estado positivo ou de prazer, resultando na avaliação positiva do
trabalho do indivíduo.
A
satisfação no trabalho é um conjunto de sentimentos favoráveis ou desfavoráveis
com os quais os empregados vêem seu trabalho, sendo que satisfação no trabalho
refere-se tipicamente às atitudes de um único empregado, mas pode também se
referir ao nível geral de atitudes dentro de um grupo.
Essas
definições demonstram que satisfação no trabalho e alegria no trabalho podem
ser uma finalidade em si. Portanto, satisfação depende:
• Saúde física e do psique
– isto é, do
corpo e da mente (ou da alma);
•
Mensuração: Medida através da percepção e dos sentimentos.
Diferença entre o que se necessita e o que se recebe.
• Ajudar no entendimento da significância de seu
trabalho junto aos objectivos da empresa;
• Permitir a criação da identidade;
• Oferecer variedades na realização das tarefas;
As causas e
consequências da satisfação podem ser divididas em:
• Bom ambiente de trabalho.
• Oportunidades de promoção.
Um primeiro
impacto na empresa pode vir da relação da satisfação com o desempenho do
funcionário quando o trabalhador esta satisfeito, ele pode desempenha melhor e
com mais prazer sua actividade. Uma das consequências pode ser o aumento de sua
produtividade, isso porque antigamente acreditava-se que a satisfação poderia
aumenta a produtividade, porém, esta não é uma regra, como mostra Pereira
(2004, p, 285) produtividade e satisfação não se relacionam de uma forma
linear. Após estudos mais actuais, constatou-se que um factor não depende
necessariamente do outro, mas quem está satisfeito apresenta melhor desempenho.
Quando o
funcionário não está satisfeito ou está insatisfeito com a organização ou actividade
que desempenha, ele fica mais propenso a encontrar outras prioridades que não
sejam suas actividades dentro da organização, ou até mesmo a falta de motivação
para desempenhá-la. Mas, para Robbins (2010 p. 80) essa correlação é de
moderada a leve, pois outros factores também afectam essa correlação.
Outro impacto a
organização pode vir da relação satisfação e rotatividade. Contudo, quando o
indivíduo está satisfeito com seu trabalho a propensão à rotatividade é bem
menor, mesmo que outros factores o impliquem.
As
características da personalidade que influenciam na satisfação no trabalho
são lócus de controle que é definido como a extensão na qual o indivíduo
acredita que os resultados são determinados por esforços e habilidades
pessoais mais do que por eventos externos, tais como sorte, oportunidades
ou outras influências, o comportamento e a capacidade de enfrentar.
• Decorrência da satisfação no trabalho - Como
decorrência da satisfação no trabalho pode se afirmar que há influência na vida e
no trabalho do indivíduo, bem como na saúde, na qualidade de vida e no
comportamento dentro da organização. A satisfação no trabalho está influência
positivamente a saúde do trabalhador diminuindo assim a ocorrência de doenças
graves, também aponta que a satisfação no trabalho está ligada a saúde e
ao bem-estar do funcionário.
• Empenho no Trabalho - O comprometimento com a organização
é a força relativa do envolvimento de um indivíduo com uma
organização particular, o termo comprometimento possui dois componentes:
a orientação do indivíduo (a dedicação pessoal) e o aspecto para o qual
tal orientação direcciona (a organização). O comprometimento
organizacional é a medida de atenção, ânimo, cuidado que o indivíduo tem
ao realizar algo, pode ser tido como compromisso,
envolvimento, descrevendo as formas de como as pessoas se comportam em
relação a determinados alvos.
Assim comprometimento é visto como
estado de lealdade a algo duradouro podendo ser definido por intenções,
sentimentos e desejos.
Existem três focos do estudo
sobre comprometimento:
Comprometimento com a Organização;
Comprometimento com a Carreira e/ou Profissão; Comprometimento Sindical.
• Comprometimento com a organização - O comprometimento organizacional possui
significado de engajamento, agregamento e envolvimento. Ele é usado para
descrever não só as acções, mas o próprio indivíduo. Pode ser entendido como um
estado caracterizado por sentimentos de reacções afectivo - positivas,
tais como a lealdade em relação a algo.
O comprometimento organizacional é
considerado como um preditor confiável de comportamentos relevantes para o contexto
do trabalho, tais como absenteísmo, rotatividade e desempenho, ele busca
descobrir bases de um padrão comportamental desejável por organizações, tal
como lealdade ou “vestir a camisa da empresa”.
• Comprometimento com a carreira - O comprometimento com a
carreira como a atitude de um indivíduo em relação à sua profissão ou
vocação, ele consiste na motivação que alguém tem para trabalhar em
sua vocação escolhida. O comprometimento com a carreira envolve o
desenvolvimento de objectivos de carreira, que pode acontecer ao longo de
diversos empregos através da vida profissional do indivíduo, e a identificação
com estes.
O interesse
pelo estudo desse foco tem aumentado nos últimos anos devido às mudanças que
vêm ocorrendo no mundo do trabalho, entre elas: reestruturações, reduções
de pessoal, terceirização. Diversos pesquisadores sugerem que o foco
primordial do comprometimento dos trabalhadores pode estar mudando das
organizações para a carreira.
O
comprometimento com a carreira possui correlação positiva com o comprometimento
organizacional e com a busca de desenvolvimento de habilidades, e negativa
com rotatividade e intenções de abandonar a carreira, não sendo
considerado preditor da qualidade de trabalho.
•
Comprometimento
com o sindicato - O
estudo sobre comprometimento com o sindicato possui um desenvolvimento
mais recente, o que esclarece o porquê existe pouca pesquisa sobre o tema.
O estudo do comprometimento com o sindicato partiu, inicialmente,
do modelo adoptado para se estudar o comprometimento organizacional, mas
ele ganhou tonalidade própria quando se passou a discriminar os vínculos
ideológicos e instrumentais.
O interesse
pelo estudo do comprometimento sindical cresceu a partir das
transformações no mundo do trabalho e a redefinição do peso e do papel exercido
pelos sindicatos, sobretudo nas sociedades industrializadas.
A base de
comprometimento esclarece o autor, é o tipo de vínculo do trabalhador com
aquele foco específico. Assim, o empregado poderia se vincular a sua
organização, carreira ou sindicato de formas diferentes
Neste trabalho abordou-se a
cerca da satisfação no trabalho e constatou-se se que A
satisfação no trabalho é um conjunto de sentimentos favoráveis ou desfavoráveis
com os quais os empregados vêem seu trabalho, sendo que satisfação no trabalho
refere-se tipicamente às atitudes de um único empregado, mas pode também se
referir ao nível geral de atitudes dentro de um grupo
Cumpri todos os objectivos que tinha proposto.
Este trabalho foi muito importante para o meu conhecimento, o aprofundamento
deste tema permitiu-me ficar a compreender melhor acerca de satisfação no trabalho e suas componentes.
Além de
ter-me permitido desenvolver competências de investigação, também pude
aperfeiçoar como fazer a selecção, organização e comunicação da informação.
CUNHA, Miguel Pina. et al, -“Manual de
Comportamento Organizacional e Gestão”-3.ªEdição, 2004, Editora RH,
Lda; ISBN: 972-98823-8-X
CUNHA,
Miguel, -“Comportamento Organizacional -Uma panorâmica com vista
sobre a questão micro vs. Macro”-Revista Portuguesa de Gestão nºII/94
páginas 52,53.
MORIN, Estelle M, AUBÉ, Caroline, Psicologia e Gestão,
São Paulo: Atlas 2009
http://psicologiaufersa.blogspot.com.br/
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