LIDERANÇA
E MOTIVAÇÃO
LIDERANÇA
Segundo
(Bergamini, C. W., 1994) Liderança é
uma influência pessoal, exercida em uma situação e dirigida através do processo
de comunicação, no sentido do atingimento de um objetivo específico ou
objetivos.
Liderança é a arte de comandar
pessoas atraindo seguidores e influenciando de forma positiva mentalidades e
comportamentos.
Tipos de Liderança
Como sabemos cada organização tem o seu líder, e em cada
uma delas podemos ver que nunca um líder é igual ao outro, ou seja, existem
diversos tipos de liderança. Os líderes surgem devido à grande dificuldade em
que as organizações têm de trabalhar com as pessoas.
Segundo Gil (1994) os lideres devem ter capacidade de
influenciar as pessoas para que possam atingir seus objetivos em diversas
situações, eles devem aprender a agir através de características que
diferenciem eles dos demais.
Segundo Sant'Anna (2008), existem vários estilos de
líderes, os quais são descritos
a seguir:
Líder Autoritário: aquele que determina as ideias e o que será executado
pelo grupo, ele é extremamente dominador e pessoal nos elogios e nas críticas.
É a pessoa ditadora e soberana, o que comanda o grupo só pensando em si e não
aceita as ideias de outros. Esse tipo de líder é que esta sendo cada vez mais
excluído das organizações.
Características:
* Este
tipo de liderança caracteriza-se pela confiança na autoridade e pressupõe que
os outros nada farão, se não lhes dor ordenado.
*Geralmente
não se importa com o que os liderados pensam além de desestimular inovações.
* O
líder autocrático julga-se indispensável, mostrando que só a sua maneira de
fazer as coisas é a correta.
*Toma
uma postura muitas vezes paternalista, sentindo-se feliz por notar que os
outros dependem dele.
*Divide
pouquíssimo serviço, preferindo fazê-lo.
*É
comum por parte deste líder, reações coléricas, de irritação, de incompreensão
com erros alheios.
* Apenas o líder fixa as diretrizes, sem
qualquer participação do grupo;
* O líder determina as providências e as
técnicas para a execução das tarefas, cada uma pôr vez, na medida em que se
tornam necessárias e de modo imprevisível para o grupo;
*O líder determina qual a tarefa que
cada um deve executar e qual o seu companheiro de trabalho;
·
O líder é Dominador e é
"pessoal" nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro.
Líder Indeciso: Não assume responsabilidade, não toma direção efetiva
das coisas, ele não consegue tomar decisões rápidas diante de sua equipe, ou
seja, não tem como ele ser o líder, se não consegue conduzir a equipe.
Líder Democrático: É
o líder do povo, preocupa-se com participação do grupo, estimula e orienta,
acata e ouve as opiniões do grupo, pondera antes de agir. Aquele que determina,
junto com o grupo, as diretrizes, permitindo o grupo esboçarem as técnicas para
alcançar os objetivos desejados. É impessoal e objetivo em suas críticas e
elogios. Para ele, o grupo é o centro das decisões.
Características:
* Neste
estilo de liderança, todo o grupo pode e deve contribuir com sugestões.
* A
responsabilidade do líder, é dirigir estas opiniões para que, na prática,
atinjam os objetivos esperados.
*O
líder, com sua experiência, deve alertar sobre pontos difíceis e ideias que já
foram tentadas no passado, mas sem sucesso.
*A
esperança nesta caso, é fazer com que o grupo entenda que atingir objetivos é
responsabilidade de todos e não apenas da liderança.
*As diretrizes são debatidas pelo grupo,
estimulado e assistido pelo líder;
* O próprio grupo esboça as providências
e as técnicas para atingir o alvo solicitando aconselhamento técnico ao líder
quando necessário, passando este a sugerir duas ou mais alternativas para o
grupo escolher. As tarefas ganham novas perspectivas com os debates;
*A divisão das tarefas fica a critério
do próprio grupo e cada membro tem liberdade de escolher seus companheiros de
trabalho;
*O líder procura ser um membro normal do
grupo, em espírito, sem encarregar-se muito de tarefas.
*O líder é "objetivo" e
limita-se aos "fatos" em suas críticas e elogios.
Esse é o principal
tipo de líder que a maioria das organizações procura, para ser ter pessoas
envolvidas com o trabalho.
Líder Liberal: Aquele que participa o mínimo possível do processo
administrativo. Dá total liberdade ao grupo para traçarem diretrizes,
apresentando apenas alternativa ao grupo, já para ele precisa se de uma atenção
necessária, pois toda equipe tem sempre que ter um líder junto dela.
Características:
*Há liberdade completa para as decisões
grupais ou individuais, com participação mínima do líder;
*A participação do líder no debate
apenas materiais variados ao grupo, esclarecendo que poderia fornecer
informações desde que as pedissem;
* Tanto a divisão das tarefas, como a
escolha dos companheiros, fica totalmente a cargo do grupo. Absoluta falta de
participação do líder;
*O líder não faz nenhuma tentativa de
avaliar ou de regular o curso dos acontecimentos;
O líder somente
faz comentários irregulares sobre as atividades dos membros quando perguntado
Líder Situacional: É
aquele que assume seu estilo de liderança dependendo mais da situação do que da
personalidade. A postura deste líder brota diante as diferentes situações que
ele deteta no dia-a-dia. Neste caso é difícil de explicar sua verdadeira
característica, pois sua personalidade muda muito.
Líder Emergente: Diz
respeito àquele que surge e assume o comando por reunir mais qualidades e
habilidades para conduzir o grupo aos objetivos diretamente relacionados, onde
determinadas ações devem ser traçadas de imediato. Essas diferentes
formas de liderança que distinguem como é um ambiente de trabalho de uma
organização e a cultura que nela predomina.
MOTIVAÇAO
Motivação é um impulso, um sentimento que faz com que as pessoas ajam para
atingir seus objetivos. É a Motivação o que faz com que os indivíduos dêem o melhor de si, façam o possível
para conquistar o que almejam, e muitas vezes, alguns acabam até mesmo
“passando por cima” de outras pessoas.
FACTORES
MOTIVACIONAIS (Intrínsecos e
Extrínsecos)
a)
Autonomia – ser pessoalmente responsável
por uma parcela significante do trabalho desenvolvido;
b)
Variedade – realização de tarefas
interessantes e diferentes no cargo;
c)
Significância - percepção de que o trabalho
contribui ou acha-se relacionado aos objetivos mais globais da organização;
d)
Feedback – informação sobre a efetiva
qualidade no desempenho das tarefas, valor para a organização e o que deve
fazer para melhorar e se desenvolver;
e)
Identidade – percepção da posição dentro da
organização e seu relacionamento com as demais.
Fatores extrínsecos e ambientais (eliminam a
insatisfação mas não aumentam a capacidade de produção), incluem:
a)
Recompensas financeiras – salários
(remuneração direta);
b)
Benefícios – remuneração indireta;
c)
Participação nos lucros e incentivos;
d)
Reconhecimento profissional;
e)
Promoções – realização de carreira dentro da
organização;
f)
Apoio social;
g)
Subordinação – estilo de chefia.
FACTORES QUE DESMOTIVAM
·
Falta
de Habilidade;
·
Excessivo
Controlo;
·
Falta
de Recursos;
·
Pressão
excessiva;
·
Culpabilidade;
·
Desordem;
·
Insensibilidade;
·
Arrogância;
·
Ridicularizar;
·
Presunção;
A motivação é apenas um dos factores
internos que influenciam o comportamento humano, a ele é dado tanta importância
porque a motivação actua, em geral, sobre as necessidades dos indivíduos, a fim
de supri-las para atingir os objectivos, tanto pessoais como organizacionais.
Essas
necessidades humanas, tidas como forças activas e impulsionadoras do
comportamento, apresentam imensas diferenças, isto porque as pessoas são
diferentes entre si, possuem necessidades diferentes e, consequentemente,
produzem padrões de comportamento que variam de indivíduo para indivíduo.
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