Agradecimentos

domingo, 25 de agosto de 2013

LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO (Praticas Tecnicas Profissionais)


LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO

LIDERANÇA

Segundo (Bergamini, C. W., 1994) Liderança é uma influência pessoal, exercida em uma situação e dirigida através do processo de comunicação, no sentido do atingimento de um objetivo específico ou objetivos.
Liderança é a arte de comandar pessoas atraindo seguidores e influenciando de forma positiva mentalidades e comportamentos.

Tipos de Liderança

Como sabemos cada organização tem o seu líder, e em cada uma delas podemos ver que nunca um líder é igual ao outro, ou seja, existem diversos tipos de liderança. Os líderes surgem devido à grande dificuldade em que as organizações têm de trabalhar com as pessoas.

Segundo Gil (1994) os lideres devem ter capacidade de influenciar as pessoas para que possam atingir seus objetivos em diversas situações, eles devem aprender a agir através de características que diferenciem eles dos demais.

Segundo Sant'Anna (2008), existem vários estilos de líderes, os quais são descritos
a seguir:

Líder Autoritário: aquele que determina as ideias e o que será executado pelo grupo, ele é extremamente dominador e pessoal nos elogios e nas críticas. É a pessoa ditadora e soberana, o que comanda o grupo só pensando em si e não aceita as ideias de outros. Esse tipo de líder é que esta sendo cada vez mais excluído das organizações.
Características:
  * Este tipo de liderança caracteriza-se pela confiança na autoridade e pressupõe que os outros nada farão, se não lhes dor ordenado.
*Geralmente não se importa com o que os liderados pensam além de desestimular inovações.
* O líder autocrático julga-se indispensável, mostrando que só a sua maneira de fazer as coisas é a correta.
*Toma uma postura muitas vezes paternalista, sentindo-se feliz por notar que os outros dependem dele.
*Divide pouquíssimo serviço, preferindo fazê-lo.
*É comum por parte deste líder, reações coléricas, de irritação, de incompreensão com erros alheios.
Apenas o líder fixa as diretrizes, sem qualquer participação do grupo;
* O líder determina as providências e as técnicas para a execução das tarefas, cada uma pôr vez, na medida em que se tornam necessárias e de modo imprevisível para o grupo;
*O líder determina qual a tarefa que cada um deve executar e qual o seu companheiro de trabalho;
·         O líder é Dominador e é "pessoal" nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro.

Líder Indeciso: Não assume responsabilidade, não toma direção efetiva das coisas, ele não consegue tomar decisões rápidas diante de sua equipe, ou seja, não tem como ele ser o líder, se não consegue conduzir a equipe.

Líder Democrático: É o líder do povo, preocupa-se com participação do grupo, estimula e orienta, acata e ouve as opiniões do grupo, pondera antes de agir. Aquele que determina, junto com o grupo, as diretrizes, permitindo o grupo esboçarem as técnicas para alcançar os objetivos desejados. É impessoal e objetivo em suas críticas e elogios. Para ele, o grupo é o centro das decisões.
Características:
* Neste estilo de liderança, todo o grupo pode e deve contribuir com sugestões.
* A responsabilidade do líder, é dirigir estas opiniões para que, na prática, atinjam os objetivos esperados.
*O líder, com sua experiência, deve alertar sobre pontos difíceis e ideias que já foram tentadas no passado, mas sem sucesso.
*A esperança nesta caso, é fazer com que o grupo entenda que atingir objetivos é responsabilidade de todos e não apenas da liderança.
*As diretrizes são debatidas pelo grupo, estimulado e assistido pelo líder;
* O próprio grupo esboça as providências e as técnicas para atingir o alvo solicitando aconselhamento técnico ao líder quando necessário, passando este a sugerir duas ou mais alternativas para o grupo escolher. As tarefas ganham novas perspectivas com os debates;
*A divisão das tarefas fica a critério do próprio grupo e cada membro tem liberdade de escolher seus companheiros de trabalho;
*O líder procura ser um membro normal do grupo, em espírito, sem encarregar-se muito de tarefas.
*O líder é "objetivo" e limita-se aos "fatos" em suas críticas e elogios.

Esse é o principal tipo de líder que a maioria das organizações procura, para ser ter pessoas envolvidas com o trabalho.

Líder Liberal: Aquele que participa o mínimo possível do processo administrativo. Dá total liberdade ao grupo para traçarem diretrizes, apresentando apenas alternativa ao grupo, já para ele precisa se de uma atenção necessária, pois toda equipe tem sempre que ter um líder junto dela.
Características:
*Há liberdade completa para as decisões grupais ou individuais, com participação mínima do líder;
*A participação do líder no debate apenas materiais variados ao grupo, esclarecendo que poderia fornecer informações desde que as pedissem;
* Tanto a divisão das tarefas, como a escolha dos companheiros, fica totalmente a cargo do grupo. Absoluta falta de participação do líder;
*O líder não faz nenhuma tentativa de avaliar ou de regular o curso dos acontecimentos;
O líder somente faz comentários irregulares sobre as atividades dos membros quando perguntado

Líder Situacional: É aquele que assume seu estilo de liderança dependendo mais da situação do que da personalidade. A postura deste líder brota diante as diferentes situações que ele deteta no dia-a-dia. Neste caso é difícil de explicar sua verdadeira característica, pois sua personalidade muda muito.

Líder Emergente: Diz respeito àquele que surge e assume o comando por reunir mais qualidades e habilidades para conduzir o grupo aos objetivos diretamente relacionados, onde determinadas ações devem ser traçadas de imediato. Essas diferentes formas de liderança que distinguem como é um ambiente de trabalho de uma organização e a cultura que nela predomina.

MOTIVAÇAO

Motivação é um impulso, um sentimento que faz com que as pessoas ajam para atingir seus objetivos. É a Motivação o que faz com que os indivíduos dêem o melhor de si, façam o possível para conquistar o que almejam, e muitas vezes, alguns acabam até mesmo “passando por cima” de outras pessoas.
FACTORES MOTIVACIONAIS (Intrínsecos e Extrínsecos)
Fatores intrínsecos e motivadores (criam satisfação real e aumentam a produtividade) incluem:
a)      Autonomia – ser pessoalmente responsável por uma parcela significante do trabalho desenvolvido;
b)      Variedade – realização de tarefas interessantes e diferentes no cargo;
c)      Significância - percepção de que o trabalho contribui ou acha-se relacionado aos objetivos mais globais da organização;
d)     Feedback – informação sobre a efetiva qualidade no desempenho das tarefas, valor para a organização e o que deve fazer para melhorar e se desenvolver;
e)      Identidade – percepção da posição dentro da organização e seu relacionamento com as demais.

Fatores extrínsecos e ambientais (eliminam a insatisfação mas não aumentam a capacidade de produção), incluem:
a)      Recompensas financeiras – salários (remuneração direta);
b)      Benefícios – remuneração indireta;
c)      Participação nos lucros e incentivos;
d)     Reconhecimento profissional;
e)      Promoções – realização de carreira dentro da organização;
f)       Apoio social;
g)      Subordinação – estilo de chefia.

FACTORES QUE DESMOTIVAM

·         Falta de Habilidade;
·         Excessivo Controlo;
·         Falta de Recursos;
·         Pressão excessiva;
·         Culpabilidade;
·         Desordem;
·         Insensibilidade;
·         Arrogância;
·         Ridicularizar;
·         Presunção;


A motivação é apenas um dos factores internos que influenciam o comportamento humano, a ele é dado tanta importância porque a motivação actua, em geral, sobre as necessidades dos indivíduos, a fim de supri-las para atingir os objectivos, tanto pessoais como organizacionais.

Essas necessidades humanas, tidas como forças activas e impulsionadoras do comportamento, apresentam imensas diferenças, isto porque as pessoas são diferentes entre si, possuem necessidades diferentes e, consequentemente, produzem padrões de comportamento que variam de indivíduo para indivíduo.

Sem comentários:

Enviar um comentário