SISTEMA DE
INFORMAÇÃO EM CONTABILIDADE
Contabilidade
Segundo Hilário Franco (1996),
"Contabilidade é a ciência que estuda, controla e interpreta os factos
ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registo, a demonstração expositiva
e a revelação desses factos, com o fim de oferecer informações sobre a
composição do patrimônio, suas variações e o resultado econômico decorrente da
gestão da riqueza patrimonial."
Informação
Segundo Galliers,
(1987) Informação é uma colecção de dados que, quando apresentada de
determinada forma e em determinado momento, melhora o conhecimento do indivíduo
que a recebe, de modo a que este indivíduo se torne mais capaz de realizar a
acção ou decisão a que se propõe.
Sistema de
Informação
Para Laudon (1999,
p. 4) um sistema de informação pode ser definido como um conjunto de componentes
inter-relacionados trabalhando juntos para colectar, recuperar, processar,
armazenar e distribuir informações com a finalidade de facilitar o planeamento,
o controle, a coordenação, a análise e o processo decisório em organizações.
Um sistema de informação é uma infra-estrutura que
suporta o fluxo de informação interno e externo a uma organização. CBIS
(Computer Based Information Systems) Sistemas de Informação baseados em
computador Sistemas de informação que dependem de computadores (hardware e
software) e redes para processar e disseminar dados e informação.
Os sistemas de informação na organização que recorrem ao
uso de tecnologias de informação e comunicação devem considerar os seguintes
elementos: os objectivos de negócio, hardware, software, procedimentos e
pessoas.
- Objectivos de negócio: o(s)
propósito(s) da actividade da organização. Os seus objectivos, que devem
ser satisfeitos, são suportados por um Sistema de Informação adequado;
- Hardware: equipamento electrónico que garanta a capacidade de processamento,
armazenamento e comunicação de dados e informação;
- Software: programas de computador (a parte lógica) que
controla o hardware de forma que este consiga concretizar tarefas
específicas e suportar as diferentes actividades realizadas no âmbito
da organização;
- Procedimentos: um conjunto de regras, políticas e acções
predefinidas ou passos (usualmente bem documentados) a serem seguidos de
forma a alcançar os objectivos do negócio;
- Pessoas: os indivíduos que desempenham ou estão relacionados
com as actividades na organização; inclui clientes e recursos humanos que
possuem o conhecimento e as competências para usar no contexto da
organização e dos seus objectivos de negócio.
Funções do Sistema de Informação
- Recolha da informação: garantir a entrada de dados no sistema;
- Armazenamento da informação: garantir o registo dos dados necessários ao
sistema;
- Processamento da informação: dar resposta às exigências de dados e informação
para suporte do sistema;
- Representação da informação: permitir uma percepção com qualidade dos dados e
informações disponíveis no sistema;
- Distribuição da informação: garantir o fluxo de dados e de informação no
sistema.
Objectivos do sistema de informação
Um sistema de informação (SI) tem por objectivo orientar
a tomada de decisão nos três níveis de responsabilidade, assegurando a
regulação das características que garantem a qualidade de dados e informação e
possibilitando a obtenção de informação, mediante custos adequados para a organização
que serve. O SI deve assegurar também o acesso a dados e informação devidamente
monitorizado, seguro e protegido, bem como a segurança e a disponibilidade
futura de dados e informação.
Objectivo de
contabilidade no sistema de informação
- Controlar as transacções financeiras e os investimentos;
- Auxiliar seus usuários nas tomadas de decisões, através da geração de
informações tempestivas, comparáveis
e relevantes.
- Gerar informações claras, oportunas e relevantes, capazes de embaçar o
processo de gestão das organizações em meio às complexidades do ambiente
económico actual.
Importância
de contabilidade no sistema de informação
- A colecta, o armazenamento, o processamento e a distribuição de
informações sobre o património das entidades para os seus usuários;
- Proceder a informação qualitativa
e quantitativa principalmente da natureza financeira consequentemente de
natureza financeira na respectiva ela seja útil para tomada das decisões
económicas.
- Balanço Patrimonial;
- Demonstração do Resultado do Exercício;
Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados;
- Demonstração de Origens e Aplicação de Recursos.
Funções de
gestor de produção
Atreves do
conceito da nova agenda mencionado em alguma literatura recente pretendem
situar-se algumas das situações da moderna gestão dos recursos humanos e dos
papéis a assumir pelos seus profissionais. Em função das considerações
anteriormente produzidas torna-se claro que o futuro desta área de actividade
depende da sua capacidade de gerar resultados que tenham visibilidade na
produção de ’’valor acrescentado’’ nas empresas e organizações onde actuam.
Neste contesto
atendendo a multiplicidade dos factores que concorrem da geração do valor
acrescentado, os responsáveis da moderna e futura de g.r.h. deveram desempenhar papéis múltiplos, alguns
complementares e outros mesmo paradoxais.
Segundo
ULRICH, ao apresentar a sua perspectiva de R.H. que crie valor e produza
resultados assinala quatro papeis chave que os profissionais de R.H. deveram
desempenhar para se tornarem efectivos parceiros de negócio.
Os quatro
papéis da função de G.R.H. são:
·
Gestão
dos recursos humanos estratégicos.
·
Gestão
da infra-estrutura empresarial.
·
Gestão
de processos de transformação e mudança.
·
Gestão
das contribuições dos colaboradores.
Para cada um
destes papeis existe um resultado esperado, em função do qual e medido o grau
de eficácia do responsável de R.H.
Gestão dos recursos
humanos estratégicos
O resultado
esperado do exercício deste papel e a execução da estratégia da empresa,
traduzindo-a em termos de dotação de recursos humanos necessários para a
execução dessa estratégia. E um papel de parceiro estratégico.
Gestão da infra-estrutura empresarial
O seu papel
aqui e o de um eficaz técnico de organização.
As actividades no exercício, neste papel
consistem em promover a reengenharia dos processos de modo a facilitar a
sinergia, as relações cliente - fornecedor interno e uma maior flexibilidade
das funções e das actividades.
Gestão de processos
de transformação e mudança
Os resultados
esperados no exercício deste papel traduzem-se na criação de uma organização
renovada assumindo-se o responsável de recursos humanos como um agente de
mudança, alguém capaz de fazer aumentar a capacidade da sua organização para
vencer as transições.
Gestão das contribuições dos colaboradores
Os resultados
esperados do exercício deste papel traduzem-se no aumento significativo do
envolvimento e da performance das pessoas.
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