Agradecimentos

domingo, 25 de agosto de 2013

SISTEMA DE INFORMAÇÃO EM CONTABILIDADE (Gestao)


SISTEMA DE INFORMAÇÃO EM CONTABILIDADE

Contabilidade

Segundo Hilário Franco (1996), "Contabilidade é a ciência que estuda, controla e interpreta os factos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registo, a demonstração expositiva e a revelação desses factos, com o fim de oferecer informações sobre a composição do patrimônio, suas variações e o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial."

Informação

Segundo Galliers, (1987) Informação é uma colecção de dados que, quando apresentada de determinada forma e em determinado momento, melhora o conhecimento do indivíduo que a recebe, de modo a que este indivíduo se torne mais capaz de realizar a acção ou decisão a que se propõe.

Sistema de Informação

Para Laudon (1999, p. 4) um sistema de informação pode ser definido como um conjunto de componentes inter-relacionados trabalhando juntos para colectar, recuperar, processar, armazenar e distribuir informações com a finalidade de facilitar o planeamento, o controle, a coordenação, a análise e o processo decisório em organizações.

Um sistema de informação é uma infra-estrutura que suporta o fluxo de informação interno e externo a uma organização. CBIS (Computer Based Information Systems) Sistemas de Informação baseados em computador Sistemas de informação que dependem de computadores (hardware e software) e redes para processar e disseminar dados e informação.

Os sistemas de informação na organização que recorrem ao uso de tecnologias de informação e comunicação devem considerar os seguintes elementos: os objectivos de negócio, hardware, software, procedimentos e pessoas.

  • Objectivos de negócio: o(s) propósito(s) da actividade da organização. Os seus objectivos, que devem ser satisfeitos, são suportados por um Sistema de Informação adequado;
  • Hardware: equipamento electrónico que garanta a capacidade de processamento, armazenamento e comunicação de dados e informação;
  • Software: programas de computador (a parte lógica) que controla o hardware de forma que este consiga concretizar tarefas específicas e suportar as diferentes actividades realizadas no âmbito da organização;
  • Procedimentos: um conjunto de regras, políticas e acções predefinidas ou passos (usualmente bem documentados) a serem seguidos de forma a alcançar os objectivos do negócio;
  • Pessoas: os indivíduos que desempenham ou estão relacionados com as actividades na organização; inclui clientes e recursos humanos que possuem o conhecimento e as competências para usar no contexto da organização e dos seus objectivos de negócio.

Funções do Sistema de Informação

  • Recolha da informação: garantir a entrada de dados no sistema;
  • Armazenamento da informação: garantir o registo dos dados necessários ao sistema;
  • Processamento da informação: dar resposta às exigências de dados e informação para suporte do sistema;
  • Representação da informação: permitir uma percepção com qualidade dos dados e informações disponíveis no sistema;
  • Distribuição da informação: garantir o fluxo de dados e de informação no sistema.

Objectivos do sistema de informação

Um sistema de informação (SI) tem por objectivo orientar a tomada de decisão nos três níveis de responsabilidade, assegurando a regulação das características que garantem a qualidade de dados e informação e possibilitando a obtenção de informação, mediante custos adequados para a organização que serve. O SI deve assegurar também o acesso a dados e informação devidamente monitorizado, seguro e protegido, bem como a segurança e a disponibilidade futura de dados e informação.



Objectivo de contabilidade no sistema de informação

  • Controlar as transacções financeiras e os investimentos;
  • Auxiliar seus usuários nas tomadas de decisões, através da geração de informações tempestivas, comparáveis e relevantes.
  • Gerar informações claras, oportunas e relevantes, capazes de embaçar o processo de gestão das organizações em meio às complexidades do ambiente económico actual.

Importância de contabilidade no sistema de informação

  • A colecta, o armazenamento, o processamento e a distribuição de informações sobre o património das entidades para os seus usuários;
  •  Proceder a informação qualitativa e quantitativa principalmente da natureza financeira consequentemente de natureza financeira na respectiva ela seja útil para tomada das decisões económicas.
  • Balanço Patrimonial;
  • Demonstração do Resultado do Exercício;
Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados;
  • Demonstração de Origens e Aplicação de Recursos.


Funções de gestor de produção

Atreves do conceito da nova agenda mencionado em alguma literatura recente pretendem situar-se algumas das situações da moderna gestão dos recursos humanos e dos papéis a assumir pelos seus profissionais. Em função das considerações anteriormente produzidas torna-se claro que o futuro desta área de actividade depende da sua capacidade de gerar resultados que tenham visibilidade na produção de ’’valor acrescentado’’ nas empresas e organizações onde actuam.

Neste contesto atendendo a multiplicidade dos factores que concorrem da geração do valor acrescentado, os responsáveis da moderna e futura de g.r.h. deveram desempenhar papéis múltiplos, alguns complementares e outros mesmo paradoxais.

Segundo ULRICH, ao apresentar a sua perspectiva de R.H. que crie valor e produza resultados assinala quatro papeis chave que os profissionais de R.H. deveram desempenhar para se tornarem efectivos parceiros de negócio.

Os quatro papéis da função de G.R.H. são:

·         Gestão dos recursos humanos estratégicos.
·         Gestão da infra-estrutura empresarial.
·         Gestão de processos de transformação e mudança.
·         Gestão das contribuições dos colaboradores.

Para cada um destes papeis existe um resultado esperado, em função do qual e medido o grau de eficácia do responsável de R.H.

Gestão dos recursos humanos estratégicos

O resultado esperado do exercício deste papel e a execução da estratégia da empresa, traduzindo-a em termos de dotação de recursos humanos necessários para a execução dessa estratégia. E um papel de parceiro estratégico.

 Gestão da infra-estrutura empresarial

O seu papel aqui e o de um eficaz técnico de organização.
 As actividades no exercício, neste papel consistem em promover a reengenharia dos processos de modo a facilitar a sinergia, as relações cliente - fornecedor interno e uma maior flexibilidade das funções e das actividades.

Gestão de processos de transformação e mudança

Os resultados esperados no exercício deste papel traduzem-se na criação de uma organização renovada assumindo-se o responsável de recursos humanos como um agente de mudança, alguém capaz de fazer aumentar a capacidade da sua organização para vencer as transições.

 Gestão das contribuições dos colaboradores

Os resultados esperados do exercício deste papel traduzem-se no aumento significativo do envolvimento e da performance das pessoas.

Sem comentários:

Enviar um comentário