COMUNICAÇÃO DE POLITICADE RECURSOS HUMANOS
Políticas de recursos
humanos
Para acompanhar o nível de
exigência na preparação de mão-de-obra qualificada e dar resposta aos desafios
exigidos pelas organizações para o desenvolvimento de suas actividades, a área
de RH assumiu um papel estratégico no contexto de sua atuação.
Segundo JEAN PIERRE MARRAS (2000, P.253), entende-se
como Politicas de Recursos Humanos, a gestão que privilegia, como objetivo
fundamental, por meio de suas intervenções, a optimização dos resultados finais
da empresa e da qualidade dos talentos que a compõem.
A Politica de recurso humano deve
ser entendida como a gestão que, além de ter ligação estreita com o planeamento
estratégico organizacional, introduz, em suas políticas, mudanças de paradigmas
que modificam substancialmente.
ASPECTOS
PRINCIPAIS
Na visão de MARRAS (2000, P.257),
Os principais aspectos são estes:
·
Rumo dos resultados organizacionais, optimizando-os por
meio de maiores índices de qualidade e produtividade no trabalho, alavancados
pelo desempenho humano;
·
Perfil cultural da organização, redesenhando-o em
concordância com um conjunto de valores e crenças compartilhado entre
empregados e empresa, que permite ambientes participativos e comprometidos com
objetivos comuns.
LINDOLFO GALVÃO DE ALBUQUERQUE
(2002, P.36) destaca os pressupostos da gestão de pessoas sob o enfoque
estratégico procurando:
·
Contribuir para o desenvolvimento das pessoas e das
organizações;
·
Ressaltar o papel do fator humano e de sua gestão na
obtenção de vantagens competitivas sustentáveis pelas empresas.
Segundo DAVE ULRICH (2000, P.27),A
Administração de Recursos Humanos no mundo empresarial convive atualmente em um
nível de complexidade que exige profissionais cada vez mais qualificados para
atender às demandas inerentes ao departamento.
COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS
Baseado em pesquisas realizadas
em Michigan, Ulrich (2000, p.27) sintetiza cinco competências essenciais:
Conhecer os negócios - Finanças, estratégia, marketing,
tecnologia, operações, serviços e outras funções precisam se tornar mais do que
simples questões com as quais os profissionais de RH se entediam ao analisar
relatórios. Profissionais desse setor precisam entender de cada área funcional
suficientemente bem para propor e debater os méritos de um conjunto de soluções
para quaisquer questões ou problemas que possam surgir. Conhecer os negócios é
a porta de entrada para os profissionais de RH que desejam entrar nas
discussões sobre negócios.
Dominar as práticas de RH - As práticas de RH baseiam-se cada
vez mais em teorias testadas a partir de pesquisas. Os profissionais da área
devem recorrer a essas informações para fazer escolhas inteligentes. Separar o
joio do trigo nas práticas de RH capacita o profissional a recomendar e a fazer
investimentos em programas e iniciativas de RH.
Gerenciar os processos de mudança - Os profissionais precisam
aprender como fazer as coisas acontecerem. Precisam ser capazes de planejar um
processo de mudança tanto para as iniciativas de RH, por exemplo, implementação
de um programa de remuneração por desempenho, quanto para as iniciativas de
negócios, por exemplo, implementação de um programa de estratégia de inovação.
Agindo como catalisadores e arquitetos da mudança, os profissionais de RH são
capazes de fornecer valor à medida que promessas e esperanças se tornam
realidades e resultados.
Criar culturas e locais de trabalho que desenvolvam
capacidade individual e comprometimento com a empresa - Os profissionais de RH
devem desenvolver organizações que assegurem uma capacidade sustentável e
aumentem o capital intelectual. Esses profissionais são os guardiões de
culturas antigas e os artesãos das novas. Protegem e alimentam o talento.
Somente por meio do estabelecimento e da manutenção de uma cultura coerente é
que os eventos podem se tornar padrões sustentáveis.
Demonstrar credibilidade pessoal. Os profissionais de RH devem
ser confiáveis. Eles representam os valores de sua organização e adquirem
credibilidade por meio de seus relacionamentos de confiança com os principais
parceiros. Credibilidade pessoal estabelece imparcialidade no relacionamento, o
que permite que esses profissionais tomem e assumam decisões difíceis.
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