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sábado, 5 de outubro de 2013

COMUNICAÇÃO DE POLITICA DE RECURSOS HUMANOS


COMUNICAÇÃO DE POLITICADE RECURSOS HUMANOS

Políticas de recursos humanos

Para acompanhar o nível de exigência na preparação de mão-de-obra qualificada e dar resposta aos desafios exigidos pelas organizações para o desenvolvimento de suas actividades, a área de RH assumiu um papel estratégico no contexto de sua atuação.
 Segundo JEAN PIERRE MARRAS (2000, P.253), entende-se como Politicas de Recursos Humanos, a gestão que privilegia, como objetivo fundamental, por meio de suas intervenções, a optimização dos resultados finais da empresa e da qualidade dos talentos que a compõem.
A Politica de recurso humano deve ser entendida como a gestão que, além de ter ligação estreita com o planeamento estratégico organizacional, introduz, em suas políticas, mudanças de paradigmas que modificam substancialmente.

ASPECTOS PRINCIPAIS

Na visão de MARRAS (2000, P.257), Os principais aspectos são estes:
·         Rumo dos resultados organizacionais, optimizando-os por meio de maiores índices de qualidade e produtividade no trabalho, alavancados pelo desempenho humano;
·         Perfil cultural da organização, redesenhando-o em concordância com um conjunto de valores e crenças compartilhado entre empregados e empresa, que permite ambientes participativos e comprometidos com objetivos comuns.

LINDOLFO GALVÃO DE ALBUQUERQUE (2002, P.36) destaca os pressupostos da gestão de pessoas sob o enfoque estratégico procurando:
·         Contribuir para o desenvolvimento das pessoas e das organizações;
·         Ressaltar o papel do fator humano e de sua gestão na obtenção de vantagens competitivas sustentáveis pelas empresas.

Segundo DAVE ULRICH (2000, P.27),A Administração de Recursos Humanos no mundo empresarial convive atualmente em um nível de complexidade que exige profissionais cada vez mais qualificados para atender às demandas inerentes ao departamento.

COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS

Baseado em pesquisas realizadas em Michigan, Ulrich (2000, p.27) sintetiza cinco competências essenciais:
Conhecer os negócios - Finanças, estratégia, marketing, tecnologia, operações, serviços e outras funções precisam se tornar mais do que simples questões com as quais os profissionais de RH se entediam ao analisar relatórios. Profissionais desse setor precisam entender de cada área funcional suficientemente bem para propor e debater os méritos de um conjunto de soluções para quaisquer questões ou problemas que possam surgir. Conhecer os negócios é a porta de entrada para os profissionais de RH que desejam entrar nas discussões sobre negócios.

Dominar as práticas de RH - As práticas de RH baseiam-se cada vez mais em teorias testadas a partir de pesquisas. Os profissionais da área devem recorrer a essas informações para fazer escolhas inteligentes. Separar o joio do trigo nas práticas de RH capacita o profissional a recomendar e a fazer investimentos em programas e iniciativas de RH.

Gerenciar os processos de mudança - Os profissionais precisam aprender como fazer as coisas acontecerem. Precisam ser capazes de planejar um processo de mudança tanto para as iniciativas de RH, por exemplo, implementação de um programa de remuneração por desempenho, quanto para as iniciativas de negócios, por exemplo, implementação de um programa de estratégia de inovação. Agindo como catalisadores e arquitetos da mudança, os profissionais de RH são capazes de fornecer valor à medida que promessas e esperanças se tornam realidades e resultados.

Criar culturas e locais de trabalho que desenvolvam capacidade individual e comprometimento com a empresa - Os profissionais de RH devem desenvolver organizações que assegurem uma capacidade sustentável e aumentem o capital intelectual. Esses profissionais são os guardiões de culturas antigas e os artesãos das novas. Protegem e alimentam o talento. Somente por meio do estabelecimento e da manutenção de uma cultura coerente é que os eventos podem se tornar padrões sustentáveis.

Demonstrar credibilidade pessoal. Os profissionais de RH devem ser confiáveis. Eles representam os valores de sua organização e adquirem credibilidade por meio de seus relacionamentos de confiança com os principais parceiros. Credibilidade pessoal estabelece imparcialidade no relacionamento, o que permite que esses profissionais tomem e assumam decisões difíceis. 

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