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sábado, 5 de outubro de 2013

DESENVOLVIMENTO DE CARREIRAS

                                      DESENVOLVIMENTO DE CARREIRAS
O desenvolvimento de pessoas está relacionado com o desenvolvimento de suas carreiras.
Carreira é uma sucessão ou sequência de cargos ocupados por uma pessoa ao longo de sua vida profissional. A carreira pressupõe desenvolvimento profissional gradativo e cargos crescentemente mais elevados e complexos.
O desenvolvimento de carreiras é um processo formalizado e sequencial que focaliza o planeamento da carreira futura dos funcionários que têm potencial para ocupar cargos mais elevados.
Algumas instituições estão atribuindo gradativamente a responsabilidade pela administração de carreira aos seus próprios funcionários, dando-lhes todas as condições e suportes possíveis para que eles façam escolhas adequadas e sejam bem-sucedidas. Os funcionários precisam de algumas orientação para desenvolver suas carreiras, seja dentro ou fora da organização.
As principais ferramentas utilizadas pelas instituições para o desenvolvimento de carreiras são:
a)      Centros de avaliação – utilizam as mesmas técnicas de selecção de talentos humanos, como entrevistas, exercícios dirigidos, simulações e jogos de empresas para o desenvolvimento de carreiras. Os centros de avaliação proporcionam retroacção sobre as forças e fraquezas dos candidatos e a compreensão de suas habilidades, ajudando-os a desenvolver objectivos e planos de carreiras adequados e realísticos.

b)      Testes psicológicos – os mesmos restes utilizados na selecção de pessoal servem para ajudar os colaboradores a compreender melhor seus interesses, competências e habilidades.

c)      Avaliação do desempenho – é outra fonte de informação valiosa para o desenvolvimento de carreira.

d)     Projecções de promovalidade – são julgamentos feitos pelos gerentes quanto ao avanço potencial de seus subordinados. Essas projecções ajudam a instituição a identificar pessoas que apresentam grande potencial de avanço e ajudam os colaboradores a melhorar seus conhecimentos e experiencias.

Planeamento de sucessão – focaliza o preparo das pessoas para preencher posições mais complexas na medida em que se tornam vagas. Os candidatos são seleccionados na base de três critérios: excelente desempenho sustentável, elevada avaliação entre seus colegas e potencial demonstrado para desempenhar quatro níveis salarias no mínimo acima de seu actual nível

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