MÉTODOS DE DESENVOLVIMENTOS DE PESSOAS
Há
muitos métodos para o desenvolvimento de pessoas, os principais métodos de
desenvolvimento de pessoas no cargo actual são:
a) Rotação de cargos – significa a movimentação das
pessoas em várias posições na instituição no esforço de expandir suas
habilidades, conhecimentos e capacidades. A rotação de cargo pode ser vertical
ou horizontal. A rotação vertical significa uma promoção provisória da pessoa
para uma nova posição mais complexa, em quanto, a rotação horizontal funciona
como uma transferência lateral de curto prazo para absorção de conhecimentos e
experiências da mesma complexidade. A rotação de cargo representa um excelente
método, ela permite o aumento das experiencias individuas e estimula o
desenvolvimento de novas ideias, ao mesmo tempo em que proporciona
oportunidades para uma avaliação de desempenho mais ampla e confiável do
funcionário.
b) Posição de assessoria – significa dar a oportunidade para
que a pessoa com elevado potencial trabalha provisoriamente sob a supervisão de
um gerente bem-sucedido em diferentes áreas da organização. Trabalhando como
assistente de staff ou em equipas de
assessoria directa, a pessoa pode desempenhar diferentes tarefas sob a condução
apoiadora de um gerente.
c) Aprendizagem prática – é uma técnica de treinamento
através da qual o treinando se dedica a um trabalho de tempo integral para
analisar e resolver problemas em certos projectos ou em outros departamentos.
Em geral, é aplicada em conjunto com outras técnicas, muitos treinados
trabalham juntos para desenvolver projectos que requeiram cooperação.
d) Atribuição de comissões – significa uma oportunidade para
pessoa participar de comissões de trabalho compartilhando da tomada de
decisões, aprender pela observação dos outros e pesquisar problemas específicos
da instituição. Geralmente, essas comissões são de natureza temporária e
efémera, actuando como forças-tarefas desenhadas para resolver um específico
problema, propor soluções alternativas e recomendações sobre sua implementação.
Atribuições temporárias são interessantes e desafiadoras, pois aumentam a
exposição da pessoa aos outros membros da instituição, ampliam sua compreensão
e proporcionam oportunidades de crescimento.
e) Participação em cursos e seminários externos – é uma forma tradicional de
desenvolvimento através de cursos formais de leitura e seminários. Oferece a
oportunidade de adquirir novos conhecimentos e desenvolver habilidades
conceituais e analíticas. Pode ser feita através de cursos ou seminários, com a
ajuda de consultores, fornecedores.
f) Exercício de simulação – incluem estudos de casos, jogos
de empresas, simulação de papéis, etc. nas análises de estudo de caso,
utiliza-se a experiencia de outras instituições para que a pessoa descreva e
diagnostique os problemas reias, análise as causas, desenvolva soluções
alternativas, seleccione aquela que julgue a mais adequada e a implemente. Os
jogos de empresas e os exercícios de dramatização colocam a pessoa no papel de actor
ou participando de problemas gerenciais. Os exercícios de simulação apresentam
a vantagem de criar um ambiente similar em relação às situações reais em que a
pessoa trabalha sem os altos custos envolvidos em acções reais indesejáveis.
g) Treinamento fora da empresa – esta relacionada com a busca de
novos conhecimentos, atitudes e comportamentos que não existem dentro da
instituição e que precisam ser obtidos fora dela. O treinamento fora da empresa
é geralmente oferecido por instituições especializadas e que oferecem esquemas
integrados, cujo foco primário é ensinar aos treinados a importância de
trabalhar em conjunto, como uma equipe.
h) Estudos de casos – é um método de desenvolvimento no qual a pessoa se
defronta com uma descrição escrita de um problema organizacional para ser
analisado e resolvido. Trata-se de uma técnica que permita diagnosticar um
problema e apresentar alternativas de solução, desenvolvendo habilidades de
análise, comunicação e persuasão.
i)
Jogos de empresas – são técnicas de desenvolvimento
nas quais equipes de funcionários ou de gerentes competem umas com as outras
tomando decisões computadorizadas a respeito de situações reias ou simuladas de
empresas.
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