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sábado, 5 de outubro de 2013

MÉTODOS DE DESENVOLVIMENTOS DE PESSOAS


                              MÉTODOS DE DESENVOLVIMENTOS DE PESSOAS
Há muitos métodos para o desenvolvimento de pessoas, os principais métodos de desenvolvimento de pessoas no cargo actual são:
a)      Rotação de cargos – significa a movimentação das pessoas em várias posições na instituição no esforço de expandir suas habilidades, conhecimentos e capacidades. A rotação de cargo pode ser vertical ou horizontal. A rotação vertical significa uma promoção provisória da pessoa para uma nova posição mais complexa, em quanto, a rotação horizontal funciona como uma transferência lateral de curto prazo para absorção de conhecimentos e experiências da mesma complexidade. A rotação de cargo representa um excelente método, ela permite o aumento das experiencias individuas e estimula o desenvolvimento de novas ideias, ao mesmo tempo em que proporciona oportunidades para uma avaliação de desempenho mais ampla e confiável do funcionário.

b)      Posição de assessoria – significa dar a oportunidade para que a pessoa com elevado potencial trabalha provisoriamente sob a supervisão de um gerente bem-sucedido em diferentes áreas da organização. Trabalhando como assistente de staff ou em equipas de assessoria directa, a pessoa pode desempenhar diferentes tarefas sob a condução apoiadora de um gerente.

c)      Aprendizagem prática – é uma técnica de treinamento através da qual o treinando se dedica a um trabalho de tempo integral para analisar e resolver problemas em certos projectos ou em outros departamentos. Em geral, é aplicada em conjunto com outras técnicas, muitos treinados trabalham juntos para desenvolver projectos que requeiram cooperação.

d)     Atribuição de comissões – significa uma oportunidade para pessoa participar de comissões de trabalho compartilhando da tomada de decisões, aprender pela observação dos outros e pesquisar problemas específicos da instituição. Geralmente, essas comissões são de natureza temporária e efémera, actuando como forças-tarefas desenhadas para resolver um específico problema, propor soluções alternativas e recomendações sobre sua implementação. Atribuições temporárias são interessantes e desafiadoras, pois aumentam a exposição da pessoa aos outros membros da instituição, ampliam sua compreensão e proporcionam oportunidades de crescimento.

e)      Participação em cursos e seminários externos – é uma forma tradicional de desenvolvimento através de cursos formais de leitura e seminários. Oferece a oportunidade de adquirir novos conhecimentos e desenvolver habilidades conceituais e analíticas. Pode ser feita através de cursos ou seminários, com a ajuda de consultores, fornecedores.

f)       Exercício de simulação – incluem estudos de casos, jogos de empresas, simulação de papéis, etc. nas análises de estudo de caso, utiliza-se a experiencia de outras instituições para que a pessoa descreva e diagnostique os problemas reias, análise as causas, desenvolva soluções alternativas, seleccione aquela que julgue a mais adequada e a implemente. Os jogos de empresas e os exercícios de dramatização colocam a pessoa no papel de actor ou participando de problemas gerenciais. Os exercícios de simulação apresentam a vantagem de criar um ambiente similar em relação às situações reais em que a pessoa trabalha sem os altos custos envolvidos em acções reais indesejáveis.

g)      Treinamento fora da empresa – esta relacionada com a busca de novos conhecimentos, atitudes e comportamentos que não existem dentro da instituição e que precisam ser obtidos fora dela. O treinamento fora da empresa é geralmente oferecido por instituições especializadas e que oferecem esquemas integrados, cujo foco primário é ensinar aos treinados a importância de trabalhar em conjunto, como uma equipe.

h)      Estudos de casos – é um método de desenvolvimento no qual a pessoa se defronta com uma descrição escrita de um problema organizacional para ser analisado e resolvido. Trata-se de uma técnica que permita diagnosticar um problema e apresentar alternativas de solução, desenvolvendo habilidades de análise, comunicação e persuasão.

i)        Jogos de empresas – são técnicas de desenvolvimento nas quais equipes de funcionários ou de gerentes competem umas com as outras tomando decisões computadorizadas a respeito de situações reias ou simuladas de empresas.

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