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sábado, 5 de outubro de 2013

DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL


                                                    DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
O desenvolvimento organizacional é uma abordagem de mudanças organizacional na qual os próprios colaboradores formulam a mudança necessária e a implementam através da assistência de um consultor interno ou externo. O desenvolvimento organizacional apresenta as seguintes características:
a)      O desenvolvimento organizacional é baseado na pesquisa e acção – o que significa colectar dados sobre uma unidade (como unidades organizacional, departamento ou a organização inteira), e alimentar os colaboradores com esses dados a fim de que eles analisem e desenvolvam hipóteses sobre como essa unidade deveria ser se ela fosse excelente.

b)      O desenvolvimento organizacional das ciências comportamentais – com o propósito de melhorar a eficácia da organização.

c)      O desenvolvimento organizacional muda atitudes, valores e crenças dos funcionários – isto é para que eles próprios possam identificar e implementar as mudanças, sejam técnicas, comportamentais, estruturais ou outras necessárias para melhorar o funcionamento da organização.

d)     O desenvolvimento organizacional muda a organização rumo a uma determinada direcção – como a melhoria na selecção dos problemas, flexibilidade, reactividade, incremento da qualidade do trabalho, mudança cultural e aumento da eficácia.


                                         O Processo de Desenvolvimento Organizacional
O Desenvolvimento Organizacional utiliza um processo dinâmico composto de três fases distintas que são: Diagnóstico, Intervenção e Reforço.
a)      Diagnóstico – é feito a partir da pesquisa sobre a situação actual. Em geral, o diagnóstico é uma percepção a respeito da necessidade de mudanças na organização ou em parte dela. O diagnóstico deve ser obtido através de entrevistas ou pesquisas com as pessoas ou grupos envolvidos.
b)      Intervenção – é uma acção para alterar a situação actual. Geralmente, a intervenção é definida e planejada através de workshops e discussões entre as pessoas e grupos envolvidos para determinar as acções e os rumos adequados para a mudança.

c)      Reforço – é um esforço para estabilizar e manter a nova situação, através de retroacção. Em geral, o reforço é obtido através de reuniões e avaliações periódicas que servem de retro informação a respeito da mudança alcançada.

Na realidade, o desenvolvimento nas organizações funciona como um processo planejado e negociado de mudanças organizacional.


                                      As Aplicações de Desenvolvimento Organizacional
Começou com intervenções em processos humanos para ajudar as pessoas a compreender melhor e modificar suas próprias atitudes, valores, crenças e, como consequência, melhorar a organização. Os factores que melhoram a competência individual dos colaboradores dentro da organização são:
·        Educação e treinamento;
·        Um processo selectivo capaz de alinhar personalidade, educação, conhecimento e experiência com os requisitos do cargo;
·        Métodos de trabalho estabelecidos para segurar o melhor uso dos recursos;
·        Oportunidade para trabalhar em cargos multifuncionais e desenvolver novas habilidades;
·        Condições de trabalho com segurança e estabilidade;
·        Sistema de promoção e progressão profissional bem definido;
·        Supervisão e liderança desenhados para desenvolver os talentos de cada pessoa.



                  As Limitações do Desenvolvimento Organizacional
Nas organizações apresentam algumas limitações, como:
·        A eficácia dos programas de Desenvolvimento nas Instituições é difícil de ser avaliada;
·        Os programas de Desenvolvimento nas Instituições demandam muito tempo;
·        Os objectivos de Desenvolvimento nas Instituições são geralmente muito vagos;
·        Os custos totais de um programa de Desenvolvimento são difíceis de avaliar;
·        Os programas de Desenvolvimento nas Instituições são geralmente muito caros.

Essas limitações não significam que se deve eliminar os esforços de Desenvolvimento Organizacional. Apenas indicam as áreas onde o programa precisa ser aperfeiçoado. Os gerentes podem melhorar a qualidade dos esforços de Desenvolvimento Organizacional através das seguintes providências.
·        Ajustar sistematicamente os programas de Desenvolvimento Organizacional às necessidades específicas da organização;
·        Demonstrar como as pessoas podem mudar seus comportamentos como parte do programa organizacional;
·        Modificar os sistemas de recompensas da organização para premiar os membros que mudam seu comportamento de acordo com o programa.

Sem dúvida, O Desenvolvimento nas Instituições representa um dos mais promissores campos de actuação na melhoria das organizações e no desenvolvimento das pessoas.

1 comentário:

  1. Estou muito satisfeita com vosso trabalho bem feito muito obrigada

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