PLANEAMENTO DE RECURSOS HUMANOS E APLICAÇÃO
DESENHO DE CARGOS
Cargo é um conjunto de funções com uma posição
definida na estrutura organizacional, baseia-se nas noções de Tarefa,
Atribuição e Função
Obs:
Ocupante é a pessoa designada para desempenhar um cargo
Conceito de desenho de cargos
O Desenho do cargo é a especificação do conteúdo, dos métodos de trabalho e das relações com os demais cargos, no sentido de satisfazer os requisitos tecnológicos, organizacionais e sociais, bem como os requisitos pessoais de seus ocupantes. O desenho de cargos representa o modo pelo qual os administradores projectam os cargos individuais e os combinam em unidades, departamento e organizações. Quase sempre o desenho de cargos não é responsabilidade do RH, cabendo a determinados órgãos:- Órgão de engenharia industrial: desenha
cargos fabris;
- Organização e Métodos: desenha cargos de
escritório;
- Demais cargos – financeiros,
administrativos e mercadológicos: são desenhados pelas respectivas
gerências.
Condições fundamentais
no desenho de cargos
Desenhar
um cargo significa estabelecer 4 condições fundamentais:
·
Conteúdo do cargo: o conjunto de tarefas ou atribuições que o
ocupante deverá desempenhar.
·
Métodos e processos de trabalho: como esse conjunto de tarefas ou atribuições
deverá ser desempenhado.
·
Responsabilidade: a quem o ocupante do cargo deverá
reportar-se, isto é, quem é seu superior imediato.
·
Autoridade: quem o ocupante do cargo deverá
supervisionar ou dirigir), isto é, quem são os seus subordinados.
Esquema de descrições e especificações de cargos
·
Descrições de cargos: relacionam as tarefas, os deveres e as
responsabilidades do cargo.
·
Especificações do cargo: preocupam-se com os requisitos necessários
ao ocupante.
Modelos de desenho de
cargos
Duas
diferentes escolas contribuíram para o projecto e o desenho dos cargos:
·
A administração científica (Teoria Clássica)
·
O humanismo industrial (Relações Humanas)
Podemos
distinguir 03 modelos básicos de desenho
de cargos:
- Modelo clássico: Ênfase na tarefa e na tecnologia.
- Modelo de relações humanas: Ênfase na pessoa e no grupo
social.
- Modelo contingencial: é a abordagem mais complexa e envolvente e que leva em conta
duas variáveis: as diferenças individuais das pessoas e as tarefas envolvidas,
daí ser contingencial, ou seja, decorrente e dependente da adequação do
desenho do cargo a essas duas variáveis. O desenho é explicitamente
dinâmico e baseado na contínua ampliação do cargo por meio do
enriquecimento de tarefas, como uma responsabilidade básica colocada nas
mãos do gerente ou de sua equipe de trabalho. O desenho é mutável em
conformidade com o desenvolvimento pessoa do ocupante e com o
desenvolvimento tecnológico da tarefa.
Dimensões essenciais de
um cargo
Os autores Lawler & Hackman identificaram
cinco dimensões essenciais de um cargo, ou seja, quanto mais um cargo tiver a
característica representada por cada uma dessas dimensões, tanto maior será o seu
potencial para criar os estados psicológicos acima. Daí surgiu o modelo
contigencial segundo o qual cada cargo deve ser desenhado no sentido de reunir
cinco dimensões essenciais: Variedade, autonomia, significado da tarefa, identidade
com a tarefa e Retroação.
Variedade:
é o número de
variedade de habilidades exigidas pelo cargo, que envolve:
- Intervenção de diversas habilidades e
conhecimentos do ocupante
- Utilização de diversos equipamentos e
procedimentos
- Execução de diversas tarefas diferentes
Obs:
não há variedade quando o cargo é sequencial
e monótono. Ex: não pode conversar com colegas, é rigidamente programado por
terceiros, área de trabalho limitada pela gerência...
Autonomia: é o grau
de independência e de critério pessoal que o ocupante tem para
planejar e executar o trabalho. Ex: programar o trabalho, selecionar o
equipamento que deverá utilizar e decidir que métodos ou procedimentos deverá
seguir, mobilidade física ilimitada, suprimento de insumos pelo próprio
ocupante.
Obs:
não há autonomia quando os métodos de
trabalho são predeterminados, os intervalos de trabalho são rigidamente
controlados, mobilidade física da pessoa é restrita...
Significado
da tarefa: É a noção das interdependências do cargo com os demais cargos e da
participação do seu trabalho na organização. Trata-se de aumentar a noção da
importância das tarefas executadas e conseqüentemente, do papel da pessoa
dentro da organização. O ocupante pode distinguir o que é mais importante, o
essencial e o mais relevante dentre as coisas que faz.
Obs: não há significado da tarefa quando a pessoa recebe ordens para serem
cumpridas e nenhum esclarecimento sobre sua finalidade ou objetivos de seu
trabalho.\
Identidade
com a tarefa: refere-se à responsabilidade de a pessoa efetuar uma peça de trabalho
inteira ou global e poder claramente identificar os resultados de seus
esforços. Cujo resultado final é um produto seu, que lhe dê a noção da
totalidade e do objetivo a alcançar.
Obs: não há identidade com a tarefa quando o ocupante executa atividades
fragmentadas, seccionadas e incompletas.
Retroação: refere-se
à informação de retorno que a pessoa recebe enquanto está trabalhando e que lhe
revela como esta desempenhando sua tarefa.
Essas cinco dimensões essenciais criam condições para que o ocupante
do cargo encontre satisfação intrínseca como resultado do cumprimento da tarefa
realizada e afetam intrinsecamente a qualidade dos cargos, produzem satisfação
pessoal e envolvimento humano e geram maior produtividade.
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